Mercedes CLA elétrico percorreu impressionantes 3.715 km em 24 horas e bate recorde do Porsche Taycan
A terceira geração do Mercedes-AMG CLA bate recorde do Porsche Taycan antes mesmo do seu lançamento. No famoso circuito de testes de Nardo, na Itália, o sedan elétrico da marca da estrela de três pontas percorreu impressionantes 3.715 quilômetros em 24 horas. A marca anterior era 3.424 quilômetros e foi estabelecida pelo superesportivo movido a baterias da Porsche.
Para atingir essa marca o Mercedes CLA elétrico precisou parar 40 vezes para ser recarregado. Das 24 horas ele passou 6h40 carregando. As cargas eram de apenas dez minutos. Em vez de realizar menos paradas só que por períodos maiores, a Mercedes apostou em mais intervalos, mas de curta duração.
Alerta de tendência
As paradas eram feitas quando as baterias marcavam 10% e eram recarregadas até 55% ou pouco mais que isso. O que era suficiente para percorrer aproximadamente 97 quilômetros. A arquitetura elétrica de 800 V do protótipo do Mercedes CLA elétrico e o carregamento DC permitiam uma recarga inicial otimizada.
A estratégia usada nesse teste revela de certa forma uma tendência em acelerar o tempo de recarga para aumentar a praticidade do motorista em viagens longas. Ou seja, não é preciso estar com o carro 100% carregado para realizar um longo percurso. Em vez disso é possível dar cargas menores, mas aumentar o número de paradas para recarga.
Quando chega o novo Mercedes CLA e em quantas versões?
O Mercedes CLA elétrico deve ser oficialmente lançado em 2025. Inicialmente terá apenas versões movidas a bateria. As variantes híbridas devem chegar alguns meses depois. A Mercedes não revelou as especificações técnicas do protótipo, mas é conhecido que tinha tração traseira e apenas um motor.
A versão a ser lançada terá motor duplo e tração nas quatro rodas e também haverá uma variante a combustão. O motor 2.0 é fruto da joint venture entre a Geely e a Renault e foi recém-desenvolvido pela Horse Powertrain, na China. Vale citar que a Geely tem uma participação de 9,69% da fabricante alemã.
O que achou do novo elétrico da Mercedes? Ou prefere o CLA à combustão? Conte para nós nos comentários.