Assim como acontecerá com outras marcas, a Mercedes-Benz vai enxugar seu portfólio de modelos nos próximos anos. Hoje, a marca alemã tem nada menos do que 33 carros diferentes, mas apenas 14 sobreviverão ao corte massivo alemão. E para facilitar a conta, as linhas EQ e Classe se fundirão em breve.
Segundo informações da revista Car And Driver, uma fonte afirmou que “no fim do dia, nós simplesmente não precisamos das peruas ou de modelos duas portas que vendem mal”. Ou seja, o destino de modelos como Classe C Estate, Classe E Estate e CLA Shooting Brake parece já traçado.
A afirmação do executivo ainda é fomentada ao afirmar que a Mercedes não vê como lógica investir em um segmento que só funciona na Europa. Justamente o de peruas representa isso – especialmente na Alemanha. Como uma marca global, produzir modelos nichados não vale tanto à pena, mesmo sendo uma montadora de luxo.
Fora cupês, até os SUVs
Além disso, há a questão dos cupês. Como os sedãs ganharam visual de cupê de quatro portas nos últimos anos, eles acabaram indiretamente substituindo os modelos mais esportivos. A Mercedes-Benz já tem como certa a substituição das versões cupê de Classe C, Classe E e Classe S pelo inédito CLE em 2024.
Versões conversíveis dos três modelos também estão descartadas, tanto que as novas gerações de Classe C e Classe S não foram (e nem serão) apresentadas em variante sem teto. No caso do Classe C, essa geração será a última da perua, enquanto o Classe S nunca a teve. Já o Classe E terá a próxima geração exclusivamente em formato de sedã.
Os SUVs cupê também parecem que não encontraram sucesso. Até o momento, nenhum SUV EQ em formato cupê foi lançado. A revista também afirma que a próxima geração do GLE Cupê e do GLC Cupê será a última. Quando houver a fusão entre os modelos EQ e os Classe / GL, os SUVs cupê terão seu fim.
Fusão EQ
Essa fusão já foi antecipada pelo Auto+ em janeiro. Com a virada elétrica na Europa, todos os carros da marca alemã serão elétricos. Por isso, o nome EQ deixará de ser usado para que os sedãs Classe, os SUVs GL e os esportivos SL e CL passem a adotar motorização totalmente elétrica.
Com isso, será o fim da redundância de modelos com, por exemplo Classe E e EQE ou GLS e EQS SUV representando o mesmo segmento, mudando apenas a motorização.
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