Última geração como carro a combustão, o Mercedes-Benz Classe E começa sua transição rumo à eletrificação total. Renovado, maior e mais tecnológico, o sedã mais careta da linha Mercedes é o que traz os recursos mais modernos e de vanguarda, incluindo a possibilidade de fazer vídeos no TikTok direto de dentro do carro e sem usar um celular.
O novo Classe E conta com uma câmera interna embutida que permite fazer selfies e também videochamadas pelo aplicativo Zoom já instalado no carro. Outra possibilidade é usar o TikTok para vídeos ao vivo ou gravar diretamente de dentro do novo Mercedes e fazer o upload diretamente pela central multimídia.
O modelo ainda conta com câmeras no painel de instrumentos para monitorar o motorista e permitir comandos por gestos. Outro destaque é que, se o Classe E estiver equipado com a tela extra para o passageiro e detectar que o motorista está desviando o olhar para assistir a um vídeo, automaticamente ele desliga a tela adicional.
Último passo
Oficialmente descrito como última geração do Classe E com motores a combustão, o novo modelo já é parcialmente eletrificado. Todas as versões contam com algum tipo de eletrificação, nem que seja um sistema semi-híbrido (híbrido leve). A gama europeia é dominada pelo motor 2.0 quatro cilindros turbo em diversas aplicações.
O E200 traz 204 cv e pode ter tração traseira ou integral, mesma configuração oferecida para o E200d com motor diesel de 194 cv. Nesse caso, o alternador é trocado por um pequeno motor elétrico que oferece um empuxo extra de 23 cv. O E300e passa a ser híbrido plug-in e entrega 313 cv, enquanto o E400e aumenta a potência elétrica e vai a 381 cv.
Para os EUA, haverá uma opção de motor seis cilindros, especificamente o E450 com 380 cv. O mercado americano ainda tem o E350 com motor 2.0 quatro cilindros turbo de 259 cv. Essas duas variantes não serão vendidas na Europa, assim como os norte-americanos ficarão sem o Classe E híbrido plug-in.
Entre Classe e EQ
Visualmente, a nova geração do Mercedes-Benz é mais próxima dos modelos EQ que seus irmãos Classe S e Classe C. Os faróis são integrados à grade frontal, que pode receber desenho Progressive (logo na grade e pontos cromados) ou Classic (filetes horizontais e logotipo no capô).
Os faróis recebem pequenos ressaltos na parte central como nos Classe E clássicos, enquanto a lateral é bem moderna, com maçanetas camufladas. A traseira tem lanternas bem parecidas com as do Classe S, mas com LED interno formando a estrela da Mercedes-Benz.
A cabine é moderna, com elementos horizontalizados e uma grande placa de vidro preto cobrindo a central multimídia e a tela auxiliar do passageiro. O painel de instrumentos é destacado e conta com tela de efeito 3D. O modelo ainda traz filetes de LED por toda cabine para dar um ar mais moderno ao ambiente.
Lançamento no Brasil ainda não foi confirmado, mas a Mercedes-Benz não abre mão do mercado do Classe E. Por isso, é questão de tempo até o modelo chegar. A grande chance é que ele venha somente nas versões híbridas plug-in, para pagar menos imposto, além do esportivo AMG.
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