![Mercedes-Benz C300 [Auto+ / João Brigato] Mercedes-Benz C300 [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/Mercedes-Benz-C300-9.jpg)
Nos últimos anos, o Brasil viu o crescimento de uma relação intrínseca entre luxo e esportividade. Ou seja, para um carro ser luxuoso, ele também, necessariamente, precisa ser esportivo. Estereótipo reforçado por Mercedes e BMW sempre colocando seus carros com kits AMG e M. Mas o Mercedes-Benz C300 segue só parcialmente esse conceito.
Apesar de todo o seu estilo composto por elementos AMG e uma pegada verdadeiramente esportiva, a versão topo de linha do Classe C é voltada ao conforto. Um carro cuja nítida vocação é rodar por quilômetros a fio no silêncio e serenidade. Mas, em um mundo dominado pelo esquentadinho BMW Série 3, isso é suficiente?
Economia em destaque
Diferentemente do Classe C de entrada, o C300 usa motor 2.0 quatro cilindros turbo. São 258 cv e 40,8 kgfm de torque no total do conjunto, sendo 27 cv e 20,4 kgfm providos pelo sistema elétrico EQ Boost. Ele consiste em um pequeno motor elétrico que auxilia o 2.0 turbo, não sendo capaz de movimentar o carro completamente. Por isso é semi-hibrido.
Só que o interessante foi notar que ele consegue rodar cerca de 10% do tempo só na eletricidade. Ou seja, momentos em que desliga o motor a combustão e usa da inércia para se movimentar. Na estrada ele faz isso, assim como em momentos que detecta que vai parar em um sinal. É um elemento que ajuda muito a economizar.
![Mercedes-Benz C300 [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/Mercedes-Benz-C300-23-750x450.jpg)
Esportivo não, rápido sim
Graças ao conjunto do motor 2.0 turbo com o câmbio automático de nove marchas, o Mercedes-Benz C300 acelera muito bem. Bastou triscar no acelerador que ele já dispara sem a menor dificuldade. As trocas são totalmente sutis e imperceptíveis. Em modo Sport+, ele trabalha com alguns tranquinhos, que são instigantes a uma tocada esportiva.
Contudo, fica nítido que seu comportamento é mais voltado para o conforto, visto que as troca são demoradas. Diferentemente do BMW Série 3, que esconde por trás de um visual mais sóbrio um carro com pegada esportiva, o Classe C é para encantar na hora da serenidade.
Diferentemente de outros Mercedes que dão dor na coluna depois de alguns quilômetros, o Classe C preza pelo conforto absoluto. Até mesmo na hora de uma tocada mais esportiva, a traseira não desliza fácil, mantendo tudo sob controle e sem surpresas para o motorista. Ele não é, jamais, arisco ou descontrolado – ao contrário do seu antecessor assinado pela AMG.
Questão de refino
Por R$ 439.900, o Mercedes-Benz C300 é um carro verdadeiramente caro. E isso me fez ficar bastante decepcionado com o interior. O contraste entre materiais de qualidade e superfícies que não se espera em um modelo dessa categoria tornou a experiência agridoce em diversos pontos.
Leve em consideração também que o plástico do console central é oco e bem frágil, diferentemente da faixa em Y com acabamento imitando fibra de carbono. Apesar de ser plástico, aparenta qualidade. Só que, no geral, o interior do Classe C parece mais pobre do que o do BMW Série 3 e até inferior do Audi A3 em termos de acabamento.
É um contraste frente à qualidade de suas telas. Como sempre, a Mercedes entrega um excelente painel de instrumentos totalmente digital, lotado de informações, personalização e funções verdadeiramente úteis. Além disso, é fácil de ler e tem brilho suficiente para ser visto mesmo em situações de sol incidindo diretamente na tela.
O mesmo vale para a central multimídia. Ela é muito bem posicionada, fácil de usar e rápida. Tem botões específicos para o ar-condicionado que nunca somem de vista, assim como de controle de música (algo que sempre fez falta). Conta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, exibe o sinal de trânsito quando o motorista para muito abaixo dele.
Ergonomia de primeira
Um dos pontos mais legais do Mercedes-Benz C300 é a função de ajuste automático de bancos. Na central multimídia, o motorista pode informar sua altura (entre 1,44 m e 2,20 m) e o sedã ajustará automaticamente os bancos e o volante em uma posição perfeita. A ergonomia, nesse caso, não tem erro.
Motorista e passageiro contam com ajustes elétricos para os bancos, além de aquecimento. Quem senta atrás, tem a comodidade de ter duas zonas individuais de ar-condicionado, totalizando quatro. Além disso, o espaço é bom, tanto para as pernas, quanto para a cabeça. Há ainda o teto solar que ajuda na sensação de espaço.
Claro que tem tecnologia
Além de algumas amenidades físicas e eletrônicas, o Mercedes-Benz C300 é lotado de itens de série. Destaque para o piloto automático adaptativo com sistema de manutenção em faixa que trabalha com sutileza e é exemplar, mas ainda um pouco abaixo do funcionamento sublime dos Volvo e Honda.
Veredicto
Se sua pegada é conforto acima da esportividade, o Mercedes-Benz C300 foge a uma regra que se tornou obsessão nessa categoria. Ele não é o tipo de carro feito para voltas rápidas na pista, mas sim para uma longa e relaxante viagem com quatro pessoas. É um carro que nunca vai te cansar ao volante e o recompensa por andar tranquilo com baixo consumo.
Você teria um Mercedes-Benz C300? Conte nos comentários.
>>BMW Série 3 é o carro de luxo definitivo no Brasil | Avaliação
>>Mercedes Classe C é o Corolla do segmento de luxo | Avaliação
>>Corolla Hybrid é um sorvete de creme da Häagen-Dazs | Avaliação