Novamente vídeos que circulam nas redes sociais impulsionam fake news. Imagens em uma concessionária mostrando o novo Fiat Doblo 2024 na Europa afirmam que o modelo será vendido no Brasil. Isso não é verdade e não há qualquer plano da Stellantis vender o modelo por aqui, assim como seus primos Citroën Berlingo e Peugeot Partner.
O novo Fiat Doblo 2024 de fato existe, mas é exclusivo da Europa. Assim como a suporta nova Fiorino, que na verdade é o modelo europeu e totalmente diferente do brasileiro. Esse novo Doblo é mais um fruto de engenharia de emblema feito pela Stellantis, mas o contrário do que ocorreu no Brasil.
Partner Rapid, o troco
Enquanto por aqui a Peugeot pegou um Fiat para lançar a Partner Rapid, na Europa a Peugeot Partner que deu origem ao novo Fiat Doblo. Os modelos são derivados, compartilham diversos elementos externos e internos, além de motores. O que os difere, basicamente, é a dianteira e os logotipos.
O novo Doblo é extremamente genérico, usando faróis do Citroën Berlingo de carga com uma grade frontal fechada um tanto quanto estranha. Não se parece com nenhum modelo da Fiat e até o logotipo escrito direto no para-choque não parece se conectar com outros modelos da marca.
Por dentro, ele tem volante de Citroën C4 Cactus, manopla de câmbio de Peugeot e-2008 e diversos outros componentes vindos de modelos das marcas francesas. A base é a CMP que será usada no Brasil para os projetos de carros híbridos e elétricos produzidos nacionalmente. Além disso, já dá vida ao Peugeot 208 e ao Citroën C3 por aqui.
Doblo com motor de Peugeot
Graças a esse compartilhamento, o novo Fiat Doblo 2024 usa motores Peugeot. As versões a gasolina contam com o 1.2 PureTech três cilindros turbo de 110 cv. Já a opção diesel é o 1.5 BlueHDi usado na Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo, mas com opção de 110 cv ou 150 cv. Há também o e-Doblo totalmente elétrico com 136 cv.
Vale ressaltar mais uma vez que é mentira que o novo Fiat Doblo será vendido no Brasil. O modelo é exclusivo da Europa e não há intenção de ser comercializado aqui no momento. No Auto+ reforçamos o nosso compromisso com o leitor, a verdade e com o combate às fake news, como essa do Fiat Doblo que circula nas redes.
Você gostaria que a Fiat vendesse o novo Doblo no Brasil? Conte nos comentários.
>>Fiat Fastback da Kia? Novo K3 pode substituir Rio e Cerato
>>C3 pode dar origem a Fiat Uno europeu elétrico para brigar com Kwid E-Tech