Destaque

Marca de luxo da Chery tem sedã elétrico com 905km de autonomia

O Exeed Exlantix ES, sedã da marca de luxo da Chery, foi lançado na China com motores de até 480 cv e uma autonomia acima dos 900 km.

Exeed Exlantix ES [divulgação]
Exeed Exlantix ES [divulgação]

Sem sombra de dúvidas a autonomia reduzida ainda é um dos maiores problemas dos carros totalmente elétricos. Porém, aos poucos esse fator está melhorando. Prova disso é o Exlantix ES, sedã elétrico da Exeed (marca de luxo da Chery) que tem um alcance de mais de 900 km.

Montadoras de origem chinesa muitas vezes são extremamente confusas e desorganizadas no posicionamento de seus carros. Na China, acaba de ser lançado o Exlantix ES, que é fabricado pela Exeed, uma marca de carros de luxo da Chery. Porém, algumas fontes dizem que em alguns países a Exlantix será considerada uma marca separada.

E a confusão não para por aí, já que especificamente no mercado chinês, esse novo sedã elétrico é conhecido como Sterra ES, mas ainda sob o guarda-chuva da Exeed. Caso venha ao Brasil, o que ainda é uma grande dúvida, ele pode usar algum desses nomes citados.

Exeed Exlantix ES [divulgação]
Exeed Exlantix ES [divulgação]

O Exeed Exlantix ES

O modelo utiliza a plataforma batizada de EOX desenvolvida pela Chery, que tem eixo traseiro esterçante e suspensão do tipo pneumática. Já o design, que inclusive é bem moderno, recebe assinatura de Pier Luigi Ferrari, que trabalhou na Pininfarina no passado.

Apesar de ser parecido até mesmo com o BYD Han, o Exlantix tem seus diferenciais. Um deles fica posicionado na dianteira, o painel de sinalização inteligente (ISD). São LEDs interativos que criam diferentes desenhos na região mais inferior do para-choque.

 

Aqui estamos falando de um modelo grande, já que ele possui 4,94 m de comprimento. De largura são bons 1,98 m, enquanto a altura fica em 1,48 m. Como os chineses adoram carros com amplo espaço interno, o Exlantix ES tem entre-eixos definido em 3,00 m.

No interior, além do ótimo espaço, chama atenção a grande tela central dedicada à central multimídia. Ela tem 15,6 polegadas, e seu formato e posição, aqui no Brasil lembram muito os modelos da BYD. O painel de instrumentos é totalmente digital, e a alavanca de câmbio fica em uma haste atrás do volante.

Exeed Exlantix ES [divulgação]
Exeed Exlantix ES [divulgação]

Motorização e autonomia

São diversas opções de conjunto mecânico para o modelo elétrico. A primeira delas tem baterias de 60,5 kWh, com potência máxima de 251 cv e autonomia definida em até 550 km. Isso de acordo com o ciclo chinês CLTC, mas certamente no Brasil o número seria menor, devido ao conservadorismo do Inmetro.

A segunda configuração da gama do Exeed Exlantix ES contempla o mesmo motor de até 251 cv. Porém, nesse caso a autonomia é de 605 km (CLTC), por conta das baterias maiores. Ao invés dos 60,5 kWh de capacidade, essa versão dispõe de 66,4 kWh.

Exeed Exlantix ES [divulgação]
Exeed Exlantix ES [divulgação]

Em seguida existe uma configuração com potência de 312 cv. Nesse caso as baterias possuem capacidade para 79,9 kWh, fornecendo um alcance de até 720 km. Esse propulsor também pode ser equipado com baterias de generosos 97,7 kWh, elevando a autonomia para ótimos 905 km.

Por último, mas não menos importante, há a configuração mais potente do Exlantix ES. Enquanto todas as outras possuem tração traseira, essa versão tem tração nas quatro rodas. Com 480 cv e baterias de 79,9 kWh, o alcance é de 650 km. Com esse conjunto o sedã acelera de 0 a 100 km/h em somente 3,7s.

Exeed Exlantix ES [divulgação]
Exeed Exlantix ES [divulgação]

O que você achou do Exlantix ES? Conte nos comentários.

>> Omoda e Jaecoo podem trazer carros iguais aos da CAOA Chery

>> CAOA investirá R$ 1,5 bilhão no Brasil em Chery, Hyundai e Exeed

>> CAOA Chery iCar é vendido por R$ 95.990. Desespero?