Lançado há menos de um mês no Brasil, o CAOA Chery Tiggo 8 já ficou desatualizado em relação ao modelo chinês. Por lá, a Chery já iniciou a produção do SUV reestilizado, que traz elementos visuais que já são vistos na nova geração do Tiggo 7 e no último facelift do Tiggo 5X que ainda não chegou por aqui.
Parte da nova linguagem visual da Chery está na grade frontal, que troca o formato em X que atravessava toda dianteira por uma peça única ovalada com pontos cromados em 3D que dão destaque para o logotipo da Chery. No Tiggo 8, esses elementos cromados têm formato de diamante.
Os faróis afilados do novo Tiggo 8 têm desenho retilíneo e são significativamente menores que os do modelo recém-lançado da CAOA Chery. Mas há um toque de Toyota Corolla no desenho interno dos LEDs, idêntico ao do sedã japonês.
Na traseira, o SUV médio de sete lugares vai contra a atual tendência de design: as lanternas de LED deixaram de ser conectadas. Elas ganharam lente escurecida e formato ovalado. Ironicamente o Tiggo 8 da CAOA Chery tem lanternas conectadas, que são a atual tendência no mercado, especialmente entre os SUVs.
Se a antiga cabine já parecia sofisticada, a Chery resolveu dar um salto maior com o novo Tiggo 8. A tela do painel de instrumentos passa a ser conectada com a central multimídia como nos modelos da Mercedes-Benz. Há uma elegante faixa de saídas de ar que divide o painel em duas metades, sendo ambas revestidas em couro.
Volante novo de base reta é diferente do usado por outros modelos da Chery. Já o console central foi levemente modificado e mantém a segunda tela para controle dos sistemas de ar-condicionado: uma clara inspiração nos carros da Jaguar e da Land Rover.
A Chery fez mudanças no motor 1.6 quatro cilindros turbo do Tiggo 8 chinês, que agora entrega 197 cv e 29,6 kgfm contra 187 cv e 27,4 kgfm da versão brasileira. A transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas continua a ser a mesma de antes.
Outra novidade fica por conta do motor 1.5 quatro cilindros turbo emprestado dos irmãos menores Tiggo 5X e Tiggo 7, mas que no Tiggo 8 agrega sistema micro-híbrido de 48V para diminuir o consumo de combustível e melhorar acelerações em baixa rotação. A potência não foi divulgada pela Chery.
Não há previsão ainda para que o CAOA Chery Tiggo 8 receba as mesmas mudanças aplicadas no modelo chinês 2021. Por lá, o SUV médio de sete lugares ainda não foi oficialmente lançado com a renovação visual.
>>Tiggo 8 vende 166 unidades em 3 dias e CAOA Chery aumenta produção
>>Chery Tiggo 2 2021 ganha câmbio CVT e faróis divididos como Fiat Toro