Agora o SUV de luxo da Lexus também tem versão híbrida. Em substituição ao RX 350, chega ao mercado o RX 450h, uma das novidades da linha 2020 da marca. O grandalhão aterrissa por aqui para seguir estratégia da fabricante em oferecer portfólio 100% eletrificado para a clientela local. Custa R$ 371.990 na versão Luxury e, na configuração F-Sport, sobe para R$ 381.990.
A potência de 313 cv é mérito do sistema Lexus Hybrid Drive. Nada mais é que a combinação entre dois motores elétricos (um na frente, de 167 cv, e um atrás, com 68 cv) e do propulsor 3.5 de seis cilindros em V movido a gasolina. Este ultimo, tem 262 cv e torque de 34,2 kgfm a 4.200 giros.
Com bateria de níquel-metal-hidreto posicionada embaixo do assento traseiro, o RX 450h tem transmissão Hybrid Transaxle. O nome é complexo, mas a ideia é dar linearidade à aceleração de acordo com a demanda do motor. A intenção aqui é evitar o desperdício de energia. A tração se adapta automaticamente, conferindo força para duas ou quatro rodas, respeitando a necessidade do motorista.
A lista de itens vai desde computador de bordo com display TFT colorido de 4,2” até o sistema multimídia, que tem tela de 12”. TV digital, espelhamento de smartphone com Android Auto e Apple CarPlay, e dez air bags também fazem parte do pacote. O dispositivo de alerta em caso de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo é de fábrica desde a versão mais barata.
Cereja do bolo
O Lexus Safety System, que traz itens de auxílio à condução, é uma das principais novidades na linha 2020 do RX 450h e, também, do sedã ES 300h (R$ 275.990), já conhecido pelo público brasileiro desde o fim de 2018, quando passou a ser vendido por aqui, com sua motorização híbrida. Esse combo de tecnologias de segurança ativa carrega soluções como controle de cruzeiro adaptativo – mantém distância segura em relação ao carro da frente -, assistente de permanência em faixa, farol alto automático para evitar ofuscamento de motoristas que vêm em sentido contrário, monitor de ponto cego e sistema de colisão frontal, cuja função é auxiliar na prevenção de colisão, emitindo alertas sonoros e até acionar o pedal do freio.
Veja mais:
>> Lexus NX 300h fica mais seguro na linha 2020
>> Lexus UX 300e: nova versão elétrica do crossover japonês
>> Lexus UX 250h chega às lojas e parte de R$ 169.990