Destaque

Lucid Gravity: marca americana lança SUV elétrico com 708 km de autonomia

Depois do sedã Air, o Lucid Gravity agora chega como segundo carro da montadora americana; elétrico de luxo tem autonomia de 708 km

Renault Duster cupê [@neverborncars | Lignes/Auto]
Renault Duster cupê [@neverborncars | Lignes/Auto]

O primeiro modelo lançado pela Lucid foi o sedã elétrico chamado de Air. Agora a marca de origem americana apresentou o Lucid Gravity, um SUV elétrico de 7 lugares que promete uma autonomia acima dos 700 km, mesmo com uma bateria relativamente pequena.

Mesmo sendo uma marca bem nova, a Lucid conseguiu ganhar relevância no mercado americano com o Air. O modelo totalmente elétrico é posicionado em um segmento de luxo e de fato impressiona pelo requinte, desempenho e autonomia. Agora em um segmento muito mais popular no mundo todo, a montadora apresentou o SUV Lucid Gravity.

Totalmente elétrico

Como manda a tendência mundial (ou quase) e seguindo o seu irmão mais velho, o Gravity é um modelo totalmente movido a eletricidade. Revelado durante o Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos, o SUV tem uma autonomia estimada em 440 milhas. Convertendo, são cerca de 708 km.

Com isso ele terá uma autonomia excelente entre os seus rivais, mas a Lucid ainda não informou qual será a capacidade das baterias. Ela comentou apenas que o Gravity deve ter uma bateria com um pouco mais da metade do tamanho de alguns concorrentes.

O sedã, Air, possui opção de bateria com capacidade de 92 kWh ou 112 kWh. Um GMC Hummer EV (Electric Vehicle) possui baterias com 212,7 kWh, por exemplo. Por esse motivo, não é difícil de imaginar que o Lucid Gravity também tenha 112 kWh, assim como seu irmão.

A empresa declarou que tendo uma arquitetura elétrica de 900V, o SUV elétrico pode receber uma recarga rápida que fornece até 322 km de autonomia em aproximadamente 15 minutos. O tempo de carga completa da bateria ainda não foi informado.

Infelizmente os dados de potência e torque da motorização elétrica ainda não foram revelados. Contudo, o 0 a 60 mph (96 km/h) deverá ser realizado em somente 3,5 segundos. A montadora também já confirmou a capacidade de reboque, que ficará definida em 2.722 kg.

Vale ressaltar que no mercado americano os veículos são bastante utilizados com reboques atrelados, embora essa prática não seja tão comum aqui no Brasil. Já a capacidade de carga do Gravity, de acordo com a Lucid, será de 680 kg.

Interior luxuoso

Com disponibilidade para 7 passageiros, o Lucid Gravity é bem refinado e completo em seu interior. Sem dúvidas uma das coisas que mais chamam atenção na cabine é a tela de 34”, logo acima do volante. Apesar de ser imensa, ela não está sozinha, pois logo abaixo existe uma outra tela dedicada à central multimídia.

O interior do Gravity promete um bom espaço para os passageiros e materiais de luxo por toda a parte. Apesar do excelente desempenho, provavelmente também será um modelo bem confortável, até porque possui suspensão do tipo pneumática (a ar). Isso permitirá deixar ele mais alto ou mais baixo, de acordo com o tipo de utilização escolhida para o momento.

Preço e lançamento

Mais detalhes do Lucid Gravity devem ser revelados pela montadora americana em breve. É importante dizer que o SUV está programado para ser produzido somente no final de 2024, já como linha 2025. A Lucid diz que o preço inicial esperado é de menos de 80 mil dólares. Em conversão direta atual, são cerca de R$ 388.264.

Você acha que o Lucid Gravity EV seria um bom concorrente para o BYD Tan EV no Brasil? Conte nos comentários.

>> Lucid Air Sapphire deixa Tesla Model S Plaid passando vergonha

>> Volkswagen vai produzir carros elétricos no México e Brasil pode se beneficiar

>> Xiaomi cria carro elétrico para atacar Tesla Model 3