
Diferentemente da Europa que ainda é amante dos carros manuais, o Brasil está cada vez mais parecido com os EUA. Por lá, carros com câmbio manual são raros, geralmente restritos a versões baratas ou esportivas. Prova de que estamos seguindo o mesmo caminho é que só existem três carros no Brasil sem versão automática: Logan. Mobi e Saveiro.
Ironicamente ou não, Fiat Mobi e Renault Logan já contaram com versões não manuais no passado. O caso do Mobi era complicado, pois se tratava da versão GSR que trazia transmissão automatizada de embreagem única. Era uma versão melhorada do câmbio Dualogic, que era apelidado de Trancologic por motivos óbvios.
A versão automatizada do Fiat Mobi morreu na virada de 2019 para 2020 devido às vendas baixas. Desde então, o pequeno italiano nunca mais teve uma variante que não fosse manual de cinco marchas. Já o caso do Logan é pior. Por anos os consumidores pediram por uma versão automática de verdade dele. Mas, quando foi lançado, ninguém comprou.
Ou seja, para ter um Logan automático, era preciso levar como brinde obrigatório o visual aventureiro. Um sedã com roupa de lameiro não agradou. Prova disso é que em fevereiro de 2021, pouco mais de um ano do lançamento, a Renault tirou o Logan CVT de linha. Manteve a opção de caixa automática só no aventureiro (de verdade) Stepway.
A lista deixou de fora modelos puramente comerciais como vans e furgões. Além disso, o Renault Kwid também não foi incluído pois ele possui a versão elétrica E-Tech, a qual tem funcionamento como se fosse um carro automático.

>>Os carros automáticos mais baratos do Brasil em 2023
>>5 carros da Fiat que tem visual exclusivo no Brasil
>>5 carros europeus compactos que só tem esse visual no Brasil