Depois que a Ford anunciou a morte do Fiesta e o grupo VW colocou Volkswagen Polo, Seat Ibiza e Skoda Fabia na berlinda, a vida do Opel Corsa na Europa parecia que poderia caminhar para um fim depois dessa geração. Só que, garante a Stellantis, o modelo sobreviverá como modelo totalmente elétrico e ainda mais afastado do passado Chevrolet.
Mark Adams, chefe de design da Opel, contou à revista britânica Autocar que o Corsa terá uma nova geração até o final da década. O modelo atual acabou de ser reestilizado e deverá sobreviver pelo menos até 2026 ou 2027, quando chegará a nova geração totalmente reformulada.
Tal qual o atual, ele seguirá dividindo com o Peugeot 208 e com o Citroën C3 a plataforma modular CMP, que será rebatizada para STLA Small na nova geração. A base servirá também ao sucessor do Fiat Argo e para a próxima geração do Jeep Renegade, além de já dar vida ao Jeep Avenger. O trio anteriormente mencionado será produzido no Brasil a partir de 2025.
Grande família
Inclusive esse compartilhamento de componentes entre Opel, Peugeot, Citroën, Fiat e Jeep é extremamente benéfico para as montadoras, garante Adams. “Somos afortunados no quesito economia de escala. Isso nos permite fazer coisas que os consumidores não se importam, mas também mudar onde o cliente se importa com a marca”.
Isso quer dizer compartilhar arquitetura eletrônica, motores, componentes escondidos e peças pequenas para ganhar escala. Só que, ao mesmo tempo, manter o DNA de cada uma das fabricantes no estilo de dirigir do carro e também no visual. Vide que Corsa, 208 e C3 usam a mesma base, motores, mas são completamente diferentes de ver e de andar.
Corsa no Brasil? Esqueça
Vale ressaltar que não há planos da Stellantis de vender carros da Opel no Brasil. Além disso, como a Opel não faz mais parte da GM há anos, o retorno de um Chevrolet Corsa é algo completamente impossível de acontecer.
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