Destaque

Novo limite de emissões do Euro 7 será igual ao de 10 anos atrás

Para diminuir os custos de produção, o Euro 7 vai vigorar com normas menos rígidas. Até as baterias vão precisar se atualizar depois dessa novidade

Tesla Model 3 [divulgação]
Tesla Model 3 [divulgação]

Por mais que a tendência do mercado automotivo seja produzir carros cada vez menos poluentes, mais novidades aparecem. Agora, as normas do Euro 7 ficaram menos rígidas e isso significa que os novos carros europeus poluirão mais. Segundo as fabricantes, esse pedido por normas menos rígidas serve para diminuir os custos de produção.

Mesmo que não demore tanto para entrar em vigor, as novas normas só precisam de autorização do governo europeu. A principal ideia é que os valores do novo programa mantenham os índices do Euro 6, lançado em 2014. Carros, vans, caminhões e ônibus serão os mais modificados. Os empresários da Associação dos fabricantes europeus de automóveis conseguiram deixar o limite de emissões de óxidos de nitrogênio, NOx, em 60 mg por quilômetro rodado em carros movidos a gasolina e 80 mg por quilômetro rodado em modelos movidos a diesel.

Essa nova regra do Euro 7 será medida pelo nível PN10, que é menos exigente do que o padrão atualizado PN23. No caso dos caminhões e ônibus, as normas ficaram mais rígidas. O limite de NOx permitido é de até 200 mg/ kWh nos testes de laboratório. Outra novidade desse programa é o novo padrão de limite de emissões de partículas de freio de carros e vans. Os elétricos podem emitir até 3 mg/km. Já os híbridos, movidos a combustão e os movidos a célula de combustão podem liberar até 7 mg/km. As vans podem emitir até 11 km/km.

Opel Movano-e [divulgação]
Opel Movano-e [divulgação]

Até as baterias precisarão mudar com o Euro 7

Para explicar seu lado, as montadoras afirmaram que já haviam modificado seus modelos aos padrões exigentes do Euro 6. Até as baterias dos modelos elétricos e híbridos terão de mudar. Elas precisarão manter 80% da sua capacidade até 5 anos ou 100 mil km e 72% até 8 anos ou 160 mil km. Isso serve para os carros. Por sua vez, as vans precisarão manter 75% da capacidade até 5 anos ou 100 mil km e 67% até 8 anos ou 160 mil km.

A ideia do governo europeu é que as novas normas do Euro 7 não passem a vigorar de imediato. Os novos carros e vans possuem até 30 meses de prazo e os caminhões, ônibus e trailers até 48 meses. Os novos componentes contam com 30 meses de prazo para serem instalados nos carros e vans, e o prazo para os modelos mais pesados é de 48 meses. Os fabricantes de carros e vans com produção de menor escala terão de se adequar às novas normas até 1 de julho de 2030. Os de ônibus e caminhões podem atender até 1 de julho de 2031.

caminhão
Caminhão Scania [Divulgação]

O que você achou dessa decisão? Conte nos comentários.

>>5 carros que se transformaram em marcas

>>Omoda 5 terá três versões no Brasil e interior é discrepante

>>Concessionárias de marca da GM fecharão por transição elétrica