Desde que a Land Rover passou por sua última grande renovação, ficou determinado que a marca teria três linhas de modelos. Os Range Rover são os mais luxuosos, caros e urbanos. Já os Discovery são familiares e com vocação mista. Por fim, a linha Defender traz visual retrô e foco no off-road. Mas agora a marca pode invadir o território do Jeep Renegade.
Dado o sucesso do Defender em suas variantes 90, 110 e 130, a Land Rover cogita descer a linha para um novo patamar. Como a produção do SUV está em patamares 50% maiores do que o inicialmente planejado, a marca britânica quer surfar nesse sucesso apostando em novos segmentos.
Segundo informações da revista Autocar Índia, a JLR cogita lançar um Defender Sport ou Defender 70. A ideia, como todo Land Rover Sport, é que ele seja menor que o modelo original, servindo como porta de entrada para a linha Defender. O objetivo é brigar de frente com o Jeep Renegade, que usa do visual do Wrangler como chamariz.
Esse mini Defender será feito na mesma plataforma do Evoque, a modular PTA (Premium Tranverse Architecture). A base permite instalação de motores a combustão, híbrido e totalmente elétrico – algo que será necessário para os planos globais da Land Rover com o SUV compacto.
É possível que ele custe menos que o Discovery Sport e que o Evoque, o tornando o modelo de entrada da Land Rover. Só que ele não abrirá mão do interior sofisticado, visual retrô inspirado no Defender e da vocação off-road bem mais forte que seus irmãos. Nos planos da marca também está prevista uma versão 100% elétrica dos Defender 90, 110 e 130.
>>Cotado no Brasil, mini Renegade é Carro do Ano 2023 na Europa
>>Jeep Renegade 2023 americano agora só 4×4 e com visual velho
>>Jeep prepara novos Renegade e Compass com versões elétricas