
É fato que o mercado de picapes está explodindo nos últimos tempos, em especial o segmento inaugurado pela Fiat Toro e pela Renault Oroch. Prova disso é que a Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz existem somente por causa da dupla brasileira. Contudo, a próxima que pode entrar nessa disputa é a Kia, mas de maneira diferente.
A Kia revelou em seu “Plano S” de expansão global uma estratégia para lançar 14 carros elétricos até 2027. Entre eles, estão duas picapes. A primeira será um modelo descrito pela marca como “dedicado”, potencialmente do segmento grande para rivalizar com Chevrolet Silverado EV, Ford F-150 Lightning, RAM 1500 BEV e Tesla Cybertruck.
Já a segunda picape é descrita como “estratégica para mercados emergentes”. Ou seja, um modelo de menor porte, provavelmente monobloco e pensado para países de baixo custo, como o Brasil. Isso entra em concordância com uma possível derivada da Hyundai Santa Cruz e, consequentemente, rival de Fiat Toro e Ford Maverick.
Um dos modelos mais interessantes que a Kia anunciou é o Niro Plus. O modelo será lançado em 2025 e será totalmente autônomo. É destinado a serviços de entrega, taxis e poderá ter sua carroceria modificada de acordo com a usabilidade necessária. O lançamento será em 2025.
>>Ford Ranger 2023 perde equipamentos, mas terá versão FX4 da Maverick
>>Maverick vs. Toro vs. Ranger: qual picape vale mais o preço?
>>Fiat Toro Ultra incomoda picapes médias com outro estilo | Avaliação