O segmento de SUVs não para de crescer e a Kia está prestes a lançar oficialmente o EV5. O SUV médio da marca coreana, além de ser um equivalente 100% elétrico ao Sorento, terá diversas novidades tecnológicas embarcadas. Aliás, o modelo contará com uma bateria fornecida pela rival BYD.
O Kia EV5 revelado em seu formato de produção, se parece muito com o conceito apresentado pela montadora em março deste ano. O desenho continua praticamente igual, mas revela algumas mudanças pontuais. As rodas, por exemplo, no conceito eram de 21 polegadas. Já para a produção, a fabricante optou por incluir rodas com tamanho de 18 ou 19 polegadas.
A novidade contará ainda com os tradicionais espelhos retrovisores, maçanetas embutidas e faróis de LED. A inspiração do modelo vem do EV9, SUV maior da Kia. Por enquanto o interior ainda não foi divulgado, mas deverá contar com diversos itens tecnológicos, tal qual seu irmão maior.
SUV da Kia com bateria da BYD?
Falando em medidas, o Kia EV5 terá 4,61 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,71 m de altura e entre-eixos de 2,75 m. Para efeito de comparação, o novo SUV coreano terá tamanho próximo ao do novo Ford Territory. Sua plataforma é a E-GMP. O Sorento com baterias da BYD conta com motor elétrico, o qual gera 215 cv e 31,6 kgfm de torque. A tração é dianteira e a velocidade máxima controlada eletronicamente será de 185 km/h.
Parece estranho, mas não é. A bateria Blade de fosfato de ferro e lítio é a mesma que equipa os modelos da BYD e estará presente no SUV da Kia. Contudo, ainda não há dados acerca da autonomia. Uma possibilidade é que a fabricante coreana crie uma versão do seu novo SUV com dianteiro e traseiro, provendo tração nas quatro rodas. Produzido na China, o Kia EV5 deverá ser destinado ao mercado global, porém não há confirmação se chegará ao Brasil. Sua apresentação ao público ocorrerá no próximo dia 25 de agosto, durante o Chengdu Motor Show.
O que você achou do novo Kia EV5? Teria o SUV médio 100% elétrico na sua garagem? Conte nos comentários
>>Fiat Fastback da Kia? Novo K3 pode substituir Rio e Cerato
>>Longe do Brasil, novo Kia Cerato começa a ser revelado
>>Flagra: Caminhonete média da Kia vai ter frente inspirada no Mohave