A Kawasaki apresentou no EICMA, Salão de Motos de Milão, em 2022, os conceitos das motos elétricas Ninja e-1 e Z e-1. Agora, esses modelos foram lançados nos Estados Unidos, com preços e especificações divulgados. Com isso, podemos finalmente ter uma ideia do que essas motos são capazes.
A estratégia da Kawasaki foi utilizar os nomes das suas conhecidas motos esportivas também para os modelos elétricos. A Ninja é a família de esportivas da montadora, enquanto a família Z é uma versão equivalente da Ninja, mas sem as carenagens, sendo motos do tipo naked. Apesar do porte, o desempenho dessas motos elétricas se assemelha ao de uma moto de 125 cilindradas.
Em termos de estilo, as fotos revelam que a Ninja e-1 e a Z e-1 seguem de perto a linguagem de design das suas respectivas famílias. Ambas as motos são movidas por um motor elétrico síncrono de ímã permanente interno de 5 kW, cerca de 7 cv, de potência nominal, podendo atingir um pico de potência de 9 kW, ou 12,2 cv. Além disso, essas motos oferecem freios com regeneração de energia para recarregar as baterias.
As Ninja e-1 e Z e-1 vêm equipadas com duas baterias removíveis de 30 Ah, que podem ser carregadas de duas maneiras diferentes: removendo-as e conectando-as a uma tomada doméstica padrão utilizando um carregador comum, ou mantendo as baterias na moto e utilizando o corredor diretamente ligado ao veículo e à tomada comum.
De acordo com a Kawasaki, uma carga completa de cada bateria leva aproximadamente 3,7 horas através do carregador que acompanha as motos. A autonomia estimada é de 66 km com uma única carga, porém fatores como peso do condutor, ventos e tipo de terreno podem influenciar na autonomia real.
Ambas as motos possuem um design familiar de quadro de treliça de aço, suspensão dianteira telescópica, amortecedor traseiro com pré-carga ajustável, freios com pinça de dois pistões e rodas de liga leve de 17 polegadas. O ABS é item de série em ambas as motos.
As dimensões das motocicletas são as seguintes: distância entre eixos de 1.369 mm, comprimento de 1.981 mm, vão livre em relação ao solo de 170 mm e altura do assento de 785 mm.
A Ninja e-1 tem largura de 686 mm, altura de 1.105 mm e peso em ordem de marcha de 140 kg. Já a Z e-1 tem largura de 729 mm, altura de 1.034 mm e peso em ordem de marcha de 135 kg.
As Ninja e-1 e Z e-1 possuem dois modos de potência (Eco e Road) e uma função chamada e-Boost. No modo Eco, a moto tem uma resposta suave e velocidade máxima controlada eletronicamente a 58 km/h, aumentando a autonomia. No modo Road, a velocidade máxima é de 82 km/h. Já a função e-Boost permite uma aceleração mais forte e uma velocidade máxima mais alta por um curto período de tempo.
Para facilitar o estacionamento, as motos vêm com um modo de caminhada que permite ao condutor mover-se a uma velocidade máxima de cerca de 5 km/h para frente e 3 km/h para trás.
Ambas as motos contam com uma tela colorida TFT de 4,3 polegadas, conectividade Bluetooth com o smartphone através do aplicativo Rideology the App da Kawasaki e um pequeno porta-objetos dianteiro de cinco litros.
Nos Estados Unidos, a Ninja e-1 tem preço sugerido a partir de US$ 7.599 (cerca de R$ 38,9 mil), enquanto a Z e-1 parte de US$ 7.299 (cerca de R$ 37,4 mil). Como comparação, esses valores são ligeiramente mais altos do que os da Kawasaki Ninja 400 tradicional no Brasil.
A Kawasaki está aceitando pedidos até 30 de novembro de 2023 nos EUA e espera começar a entregar as motos entre dezembro de 2023 e junho de 2024. A disponibilidade e os preços podem variar em outros mercados.
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