Para o brasileiro, sinônimo de carro 4×4 é aquele que tem motor diesel. Mas com o advento da eletrificação e a cada vez mais exigente lei de emissão de poluentes internacional está fazendo com que diversos modelos com esse tipo de motorização morram. Prova disso é que o Jeep Wrangler diesel já pegou a fila do INSS e estará fora linha a partir do ano que vem.
Quem anunciou isso foi a própria Jeep com o lançamento da edição especial FarOut. Ela será a última do Wrangler diesel na história. O modelo teve carreira curta, sendo lançado em 2020 e durando somente até o fim da linha 2022. No Brasil o Jeep diesel nunca foi oferecido, fazendo nosso mercado optar sempre por motores V6 ou quatro cilindros a gasolina.
Debaixo do capô, o Jeep Wrangler diesel de despedida usa motor 3.0 V6 EcoDiesel de 264 cv e 31,1 kgfm de torque. É o mesmo motor da RAM 1500 Diesel que também será descontinuada na virada do ano, mas que nunca poderia ser vendida no Brasil. Não houve justificativa para a Stellantis tirar esse motor de linha, mas a baixa procura pelo diesel nos EUA indica o motivo.
Há de salientar também que o Wrangler 4xe com seu motor a gasolina híbrido tem média de consumo de 20,8 km/l – ou seja, para aqueles que buscavam eficiência de combustível, o modelo eletrificado cumpre o papel do diesel. No Brasil, é bem possível que esse motor híbrido seja oferecido em breve como parte dos planos de eletrificação da Jeep.
Para celebrar a despedida, o Wrangler FarOut conta com grade frontal preta e adesivo 3.0 diesel no capô. Ele é baseado na versão Rubicon, por isso conta com todos os aparatos off-road. Com a morte do V6 diesel, o Jeep Wrangler seguirá à venda nos EUA com motores 2.0 turbo (oferecido no Brasil), 3.6 V6 Pentastar (igual da Gladiator), 4Xe híbrido e V8 Hemi 392.
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