Forte produtora nacional, a Jeep pode expandir sua linha de modelos no Brasil com duas novas adições. Depois do Commander com sete lugares produzido em Goiana, PE, a Stellantis pode trazer a dupla gigantesca Wagoneer e Grand Wagoneer para o nosso país. Os dois são baseados na picape igualmente enorme RAM 1500.
Rival direto de Chevrolet Suburban/Tahoe, GMC Yukon, Cadillac Escalade, Ford Expedition, Lincoln Navigator, Lexus LX, Land Rover Range Rover Vogue Toyota Land Cruiser e Mercedes-Benz GLS, os Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer representariam a marca em um segmento extremamente americano, mas que é ausente no Brasil. Dos modelos da lista, só o Mercedes-Benz GLS e o Range Rover Vogue estão presentes.
Construído sobre a mesma base de chassi sob carroceria da RAM 1500, o Wagoneer é enorme: são 5,43 m de comprimento, 2,12 m de largura e 1,92 m de altura. Comparado ao Commander, que é o maior SUV da Jeep feito no Brasil, o grandalhão é 66 cm mais longo, 27 cm mais largo e 24 cm mais alto.
Debaixo do capô ele conta com motor 5.7 HEMI V8 da RAM 1500, mas com sistema híbrido leve. Assim, entrega 397 cv e 55,9 kgfm de torque contra 400 cv e 56,7 kgfm da picapona. Já a versão mais luxuosa traz um V8 6.4 de 477 cv e 62,9 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de oito marchas e há opção de tração 4×4 Quadra-Trac II ou tração traseira.
Apesar do nome Grand, o Grand Wagoneer não é a versão mais longa do Wagoneer – a versão espichada ainda será lançada e terá sobrenome L. A diferença entre eles está no luxo e posicionamento de mercado. O Wagoneer briga com Ford Expedition e Chevrolet Tahoe, enquanto o Grand Wagoneer coloca a Jeep contra Cadillac Escalade e GMC Yukon Denali.
Visualmente eles se diferenciam pela maior presença de cromados no modelo mais chique, faróis e lanternas traseiras mais elegantes, além de uma dose extra de couro no interior. O Grand ainda tem uma central multimídia extra somente para o passageiro.
Caso seja vendido no Brasil, será o SUV mais caro da Jeep, superando facilmente meio milhão de reais em seu preço. Vale lembrar que a Stellantis já está testando a nova geração do Grand Cherokee, que deve ser vendido por aqui na variante L com entre-eixos alongado e sete lugares. O Grand Cherokee de cinco lugares está em estudo.
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