Tem muito SUV novo

Jeep renovará todos os SUVs até 2027 e promete 4 inéditos

Planos de lançamentos da Jeep incluem nova geração de Compass e Renegade, além de renovação dos atuais produtos

Jeep Recon
Jeep Recon 2024 [Divulgação]

A Jeep tem planos ousados para os próximos três anos. Nenhum modelos atual da marca ficará da mesma maneira que está hoje, pode anotar. Planos de lançamentos globais da marca foram revelados por uma apresentação vazada e já temos no radar novas gerações de vários SUVs que interessam ao Brasil.

Por enquanto, o plano de produtos da Jeep vazado compreende somente o mercado norte-americano. Contudo, a marca é global e oferece modelos iguais em tudo quanto é canto. Até hoje, os únicos exclusivos são Avenger na Europa e Commander no Brasil, Índia e Japão. Contudo, isso vai mudar.

Até 2027, os atuais Wrangler, Gladiator, Grand Cherokee, Grand Cherokee L, Wagoneer e Grand Wagoneer serão reestilizados. Todos os modelos terão mudanças visuais simples, retirando boa parte dos cromados, como se tornou promessa da Stellantis. Não serão atualizações radicais, visto o que foi feito em Renegade e Compass nas últimas mudanças.

Jeep Grand Cherokee L [divulgação]
Jeep Grand Cherokee L [divulgação]

Novas gerações

Quem de fato vai ganhar uma nova geração será o Renegade e o Compass. Os modelos passarão a ser construídos em plataformas modulares da Stellantis. O Renegade vai para a STLA Small, também conhecida como CMP. A base já é usada pelo Avenger, assim como Citroën C3 e Peugeot 208

Justamente por conta do Avenger, que quase fez o Renegade deixar de existir, a nova geração do SUV compacto será maior. O modelo vai avançar para o porte de Hyundai Creta e Honda HR-V, se posicionando entre os maiores SUVs compactos. O foco é tanto no Brasil, quanto nos EUA, onde ele não foi um sucesso justamente por ser pequeno demais.

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Jeep Renegade Trailhawk [divulgação]

Com o Renegade crescendo, o Compass também precisará ser esticado. A marca não deve colocá-lo no mesmo porte de Honda CR-V, Toyota RAV4, BYD Song Plus e GWM Haval H6. Contudo, não será mais um dos menores SUVs médios da categoria. A base será a EMP2 / STLA Medium, que é usada pelo novo Peugeot 3008.

Com isso, a marca cobrirá o segmento de compactos e médios de maneira mais eficiente que hoje. Só que o segmento logo acima terá três modelos. Os chamados SUVs D terão como destaque o luxuoso e elétrico Wagoneer S. Logo em seguida, a versão de produção do Recoon, que é um Renegadezão com opção elétrica, híbrida e a combustão.

Jeep Recon [divulgação]
Jeep Recon [divulgação]

O mistério, contudo, é o chamado New Mainstream SUV. o terceiro modelo da categoria tem duas enormes possibilidades. Podemos ter a volta do Cherokee, posicionando a Jeep diretamente como rival de Honda CR-V e Toyota RAV4, que dominam o segmento nos EUA, mas sem o visual polêmico de antes.

A outra possibilidade grande é que seja a segunda geração do Jeep Commander. O modelo deixaria de ser exclusivamente do Brasil, trocaria a plataforma para a STLA Medium do Compass e seguiria como derivado dele. A lógica é a mesma entre Peugeot 3008 e 5008. A diferença, dessa vez, é que ele seria ainda maior e oferecido nos EUA também.

Jeep Commander Overland 2.0 [Auto+ / João Brigato]
Jeep Commander Overland 2.0 [Auto+ / João Brigato]

E o Brasil?

Para o nosso país, os planos da Jeep são um pouco diferentes. Até 2026 teremos a estreia do Jeep Avenger em território nacional. O modelo pode ser produzido em Betim, MG, onde os Fiat são feitos, ou em Porto Real, RJ, na fábrica da Citroën. Ele será o primeiro carro do lado FCA da Stellantis a usar a plataforma da Peugeot.

No mesmo ano também teremos a estreia do Jeep Renegade reestilizado. O modelo passará por mais uma mudança visual com a atual plataforma. Depois disso, ainda não está desenhada sua trajetória por aqui. Como haverá uma nova geração global, é muito difícil que fiquemos de fora da renovação do SUV, que pode chegar depois de 2027 por aqui.

Jeep Compass Blackhawk [Auto+ / João Brigato]
Jeep Compass Blackhawk [Auto+ / João Brigato]

Vale lembrar que os modelos da Jeep no Brasil terão motorizações híbridas e elétricas. A Stellantis trabalha em variantes semi-híbrida, híbrida regular e híbrida plug-in para o motor 1.3 T270 usado por toda linha nacional da marca. Renegade, Compass e Commander receberão algum tipo de eletrificação em breve.

Para qual lançamento da Jeep você está mais ansioso? Conte nos comentários.