Principais produtos da Jeep no Brasil, a dupla Renegade e Compass já está com a próxima geração em desenvolvimento. E conforme o Auto+ apurou com exclusividade, o Renegade chegará em 2025. Mas surgiram novas informações sobre o futuro dos dois SUVs e que inclui a eletrificação.
Segundo a revista britânica Auto Express, os dois modelos vão ganhar uma versão elétrica na próxima geração. E isso faz bastante sentido, já que uma nova plataforma será utilizada por Compass e Renegade, e esta nova base é completamente compatível com uma versão elétrica.
A nova base será a STLA. No Renegade, será utilizada a versão small desta base, que é uma evolução da atual CMP do Peugeot 208 e do Citroën C3. Já o Compass, por ser mais sofisticado, ficará com a STLA Medium, que é a evolução da atual EMP2 do Peugeot 3008.
Essa mudança na plataforma é necessária, pois os dois SUVs são projetos globais da Jeep. Dessa forma, o desenvolvimento fica mais fácil, já que a base é a mesma em qualquer um dos mercados que os modelos forem feitos.
Com a nova arquitetura, o Compass pode ganhar um conjunto elétrico com autonomia de até 640 km, segundo a Auto Express. A potência ficaria entre 170 cv e 244 cv, dependendo da versão. Porém, as versões a gasolina e a diesel devem seguir existindo.
No caso do Renegade, o modelo vai crescer na próxima geração, já que o Avenger ocupou o posto de menor Jeep e é preciso criar um espaço maior entre os dois. O motor elétrico do SUV compacto terá potência equivalente ao do Compass, e os motores a combustão também seguirão em alguns países.
Se o Renegade chega em 2025 no Brasil com produção transferida para Betim (MG), o Compass tem lançamento previsto para mais cedo – ao menos internacionalmente. O utilitário médio já deve ser apresentado no exterior em 2023, já como linha 2024. O Brasil não deve demorar a receber, visto que estreou globalmente a segunda geração do SUV médio.
>> Desenvolvido no Brasil, Jeep Commander chega ao Japão
>> Exclusivo: primeiras RAM Dakota (291) serão feitas em novembro
>> Avenger 4xe é Jeep querendo colocar o mini Renegade na lama | Salão de Paris 2022