Brasileiros, podem comemorar. Pela primeira vez temos um carro global que é mais atual que em outros países. O Jeep Renegade, que foi recentemente reestilizado por aqui, não passou pela mesma mudança visual nos EUA, onde a linha 2023 acaba de ser lançada. Por lá, o modelo passará a ser vendido somente com tração 4×4, mas segue com estilo antigo.
Para a linha 2023 americana, a Jeep eliminou a versão de entrada Sport de US$ 24.695 (R$ 132.036). Com isso, o Renegade passa a ser ofertado somente da versão Latitude para cima – por lá eles usam Latitude ao invés de Longitude, como é no Brasil. Essa eliminação do Renegade Sport, contudo, causou dois grandes efeitos.
O primeiro é que agora todas as versões do SUV oferecidas na terra do Tio Sam passam a ser vendidas com tração nas quatro rodas. Só que ao iniciar em US$ 29.540 (R$ 157.681), o Jeep Renegade nos EUA ficou mais caro que o Compass. Por lá, o SUV médio começa em 26.785 (R$ 142.940) na versão Sport. E sabemos bem o quão maior que o Renegade é o Compass.
Novos itens
Para não dizer que não tem novidades, porque o visual do modelo brasileiro não foi adotado, a Stellantis trouxe alguns itens novos ao Renegade 2023 americano. O SUV agora tem pacote Premium Group para a versão Latitude, no qual inclui bancos dianteiros e volante com aquecimento, além de regulagem elétrica para o banco dianteiro. Itens ausentes no Brasil.
O pacote ainda agrega retrovisor eletrocrômico, vidro dianteiro com função descongelante, rack de teto e luz de neblina. Há ainda o kit High Altitude com elementos pretos na carroceria, rodas de liga-leve de 19 polegadas pintadas em Granite Crystal. Na versão Longitude, ele agora tem de série piloto automático adaptativo.
A versão mais sofisticada ganhou novo pacote Elite Group opcional que adiciona faróis full-LED, farol alto automático, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além de park assist. No off-road Renegade Trailhawk, os EUA agora têm acesso ao pacote Premium Lighting com faróis full-LED ou o Elite Group com interior de couro, banco elétrico para o motorista, além de aquecimento para volante e bancos dianteiros.
Mais torque que o brasileiro
Vale lembrar que, assim como o Brasil, todo Jeep Renegade nos EUA é vendido com motor 1.3 quatro cilindros turbo. Contudo, como o modelo deles bebe somente gasolina, ele entrega 179 cv e 28,9 kgfm de torque. O nosso fica com 185 cv e 27,5 kgfm. A transmissão é automática de nove marchas, como todo Renegade 4×4.
>>Jeep Wrangler Diesel vai morrer em 2023 sem ter vindo ao Brasil
>>Segredo: Próxima geração do Jeep Renegade chega em 2025
>>Jeep Renegade Sport é o SUV do custo-benefício forte | Avaliação