O Jeep Renegade 2022 foi lançado oficialmente no Brasil. Com discretas mudanças no visual, o SUV compacto passa a ser vendido apenas com o motor 1.3 turbo flex em todas as versões. Ou seja, acabou o Renegade diesel. Disponível em quatro configurações, o modelo terá preço inicial de R$ 123.990 e vai até R$ 163.290.
Em relação ao visual, as mudanças foram discretas, com novos desenhos para faróis, lanternas, para-choques e grade. Novas rodas foram empregadas em todas as versões. Todo o conjunto óptico passa a ser em full LED de série em qualquer variante do Renegade. Com a mudança, a seta passa a ser integrada ao farol dianteiro. Internamente também há pequenas mudanças, mas o desenho básico da cabine segue praticamente o mesmo.
Motor e câmbio
O que de fato mudou foi debaixo do capô. O Auto+ já teve um primeiro contato com o Renegade equipado com o motor 1.3 turbo flex, durante uma apresentação feita em um trecho off-road no autódromo de Curvelo, em Minas Gerais. Com 185 cv e 27,5 kgfm de potência, o propulsor melhorou o desempenho do SUV em relação ao antigo 1.8 flex de 139 cv e 19,2 kgfm.
Porém, o novo 1.3 também terá a missão de substituir o 2.0 diesel, que deixou de ser oferecido no Renegade. Apesar de ter mais potência que o diesel, que entregava 170 cv, o torque é menor: são 35,7 kgfm no diesel (que segue em Renegade, Compass e Commander) e 27,5 kgfm no novo 1.3 turbo.
Para completar o conjunto mecânico, há duas opções de transmissão. A automática de seis marchas equipa os modelos 4×2. Já a automática de nove marchas marca presença nas versões 4×4. Todos sempre equipados com motor 1.3 turbo flex.
Outras mudança mecânica feita foi no conjunto de suspensão, que ganhou novas molas e nova calibração. Já a direção também foi ajustada, de acordo com a Jeep.
Versões e equipamentos
A partir da linha 2022, serão apenas quatro versões disponíveis para o Renegade: Sport e Longitude equipadas com a tração 4×2, enquanto a inédita Série S e a Trailhawk são sempre 4×4.
A versão de entrada Sport traz de série seis airbags, controles de tração e estabilidade, Traction Control + (que muda a configuração do controle de tração para vencer situações de patinagem), faróis e lanternas full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor de placas de trânsito, rodas de liga-leve de 17 polegadas, start-stop, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado, multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade.
Como opcional há apenas o Pack Exclusive que adiciona rodas de 18 polegadas e bancos em couro.
Subindo para a Longitude, ele ganha borboletas para troca de marcha no volante, multimídia de 8,4 polegadas, faróis de neblina em LED, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos em couro preto e carregador de celular sem fio. O único opcional é o banco em couro marrom.
Novidade no Renegade, a versão Série S chega para ser uma das opções topo de linha do SUV. A configuração traz bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida, partida por botão, chave presencial, rodas de 19 polegadas, park assist, alerta de tráfego traseiro, monitor de ponto cego e sete airbags.
O único opcional é o teto solar elétrico panorâmico que eleva o preço a R$ 171.780.
A versão Trailhawk tem pegada off-road e tem os mesmos equipamentos da Série S. Dessa forma, o consumidor pode escolher qual proposta se adequa melhor ao seu gosto. Essa configuração conta com visual exclusivo, rodas de 17 polegadas, pneus de uso misto e suspensão elevada, além das proteções para o cardan, câmbio e tanque de combustível. O seletor de terreno tem um modo adicional, o Rock (para pedras), totalizando cinco modos diferentes.
Detalhes em vermelho completam o visual interno do Renegade Trailhawk. Isso sem contar a exclusiva cor Punk’N Orange, um laranja bem chamativo que também está presente no portfólio do Jeep Wrangler. Assim como no Série S, o teto solar panorâmico é opcional.
Welcome kit
Os 1.000 primeiros compradores do Renegade 2022 vão levar para casa um kit exclusivo. Ele é composto por uma caixa de som e copo retrátil, enviados em um estojo exclusivo, e também por uma tag numerada que indica qual é o número daquela unidade (de 1 a 1.000).
Preços
Sport – R$ 123.990 (preço Brasil) / R$ 128.115 (preço SP) / R$ 127.583 (preço PB)
Longitude – R$ 138.990 (preço Brasil) / R$ 143.615 (preço SP) / R$ 143.018 (preço PB)
Série S 4×4 – R$ 163.290 (preço Brasil) / R$ 168.723 (preço SP) / R$ 168.022 (preço PB)
Trailhawk AT9 4×4 – R$ 163.290 (preço Brasil) / R$ 168.723 (preço SP) / R$ 168.022 (preço PB)
Jeep Compass de luxo: Alfa Romeo Tonale é rival Stellantis do Audi
Novo Jeep Renegade até sem diesel não é SUV de shopping | Impressões
Jeep Commander flex: é mais e menos que o irmão Compass | Avaliação