Quando um carro sai de linha, os estoques das concessionárias e até do pátio da fábrica ainda estão cheios. Isso garante uma sobrevida de alguns meses para aquele modelo. Mas e no caso de um Jeep que morreu em 2017 e que conseguiu crescer 433% nas vendas exatos 4 anos depois de sua aposentadoria?
Esse é o caso do Jeep Patriot. A Stellantis conseguiu vender, nos EUA, 16 unidades 0 km do SUV médio em 2021, mesmo ele tendo sido fabricado em 2016. É um crescimento de 433% frente a 2020 onde apenas 3 Jeep Patriot foram vendidos. Os dados foram divulgados pelo Carscoops e chamam a atenção, afinal, o SUV nunca foi um sucesso.
Lançado em 2006, ele durou até 2016 como linha 2017. Ele foi substituído pelo Compass por conta das vendas decepcionantes. Seu melhor ano foi justamente o último de produção: em 2016 conseguiu 121.926 vendas. Já em 2017, quando já havia deixado de ser fabricado, mas contava com versões ano/modelo 2016/2017, o Patriot foi parar em 40.495 novas garagens.
O que chama a atenção são alguns fatos. Primeiro: como uma concessionária da Jeep conseguiu segurar um Patriot 0km desde 2017 (ou desde 2016) e não vende-lo até agora? E outra questão é: como essas 16 pessoas tiveram a coragem de comprar um carro 0km fabricado há cinco anos?
A não ser que o desconto tenha sido tão grande a ponto de um Patriot 0km ficar mais barato que um modelo usado da mesma época, o negócio não faz sentido. Especialmente porque o Jeep é de uma época em que a marca estava em má fase. Os SUVs tinham acabamento ruim, dirigibilidade pior ainda e qualidade aquém do esperado. É um abismo frente aos Jeep de hoje.
Prova disso é que o Patriot, além do Compass da geração anterior e outros diversos modelos da Chrysler e Dodge, usava plataforma do Mitsubishi Lancer. A base está viva até hoje no ASX / Outlander Sport. Os motores eram os velhos conhecidos Tigershark 2.0 e 2.4 que foram usados por Jeep Compass e Fiat Toro no Brasil. Mas havia opção de câmbio CVT no 2.0 aspirado.
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