Desde que deixou de ser uma importadora para se tornar uma fabricante nacional, a Jeep teve uma carreira bem meteórica no Brasil. Prova disso é que, de 2015 a 2024, a marca da Stellantis vendeu 1 milhão de SUVs no país produzidos localmente. O número considera somente Renegade, Compass e Commander, sem os importados.
Sem exceção, esses 1 milhão de SUVs feitos pela Jeep no Brasil saíram da fábrica de Goiana, no estado de Pernambuco. A planta foi inaugurada em 2015 para a produção do Jeep Renegade e da Fiat Toro. Inclusive, metade desse milhão é constituído somente pelo Renegade, feito recentemente anunciado.
Depois, em 2016, a fábrica passou a fazer o Jeep Compass. Desde 2016, foram cerca de 450 mil unidades emplacadas, sendo a fabricante. Mais tarde, em 2021, o Commander começou a ser feito no mesmo espaço. Ele foi o primeiro carro da Jeep desenvolvido fora dos EUA e da China, tendo o Brasil como seu berço. Hoje é vendido no Japão e Índia também.
A fábrica também começou a fabricar a Ram Rampage em 2023, além de fazer uma versão Ram da Fiat Toro para exportação. Vale ressaltar que a fábrica de Goiana abastece toda a América Latina com Renegade, Compass, Commander, Toro e Rampage. Ou seja, só no Brasil foram 1 milhão de Jeep, mas a produção total da fábrica supera esse número largamente.
Coincidências
Além de serem construídos sobre a plataforma Small Wide 4×4, os irmãos Jeep Renegade, Compass e Commander têm em comum o mesmo motor 1.3 quatro cilindros turbo flex. Com 185 cv e 27,5 kgfm de torque, o conjunto é pareado a uma transmissão automática de seis marchas.
É a única opção de motor para o Renegade. que ainda traz tração 4×4 atrelada ao motor flex, algo que os irmãos não contam. Em compensação, Compass e Commander são vendidos também com motor 2.0 quatro cilindros turbo diesel de 170 cv e 35,7 kgfm no Compass ou 38,7 kgfm no Commander.
Outra opção de motor para a dupla maior é o 2.0 Hurricane quatro cilindros turbo a gasolina com 272 cv e 40,7 kgfm de torque. Tanto no motor diesel, quanto no 2.0 turbo gasolina, o câmbio é automático de nove marchas atrelado à tração 4×4 com seletor automático.
Você tem ou teve algum Jeep produzido no Brasil? Conte sua história nos comentários.