A Jeep está expandindo seu mercado em direção aos modelos de luxo. Depois de apresentar os novos Wagoneer e Grand Wagoneer, a marca atacou com o Grand Cherokee L. Mas faltava uma peça no quebra-cabeça de SUVs grandes da Jeep: o Grand Cherokee. Tão icônico quanto o Wrangler, ele chega à sua quinta geração.
Para deixar tudo mais claro é preciso entender que Grand Cherokee L e Grand Cherokee são dois carros separados. O L no nome significa que você leva a versão de sete lugares do SUV com 5,20 m de comprimento e entre-eixos de 3,09 m. Já sem a letra adicional são apenas 5 lugares, 4,91 de comprimento e entre-eixos de 2,96 m.
Vale lembrar também que o modelo maior foi lançado em janeiro e somente agora o Grand Cherokee de cinco lugares estreia. Por conta do tamanho extra, foram feitas também modificações visuais. O vidro lateral no Grand Cherokee desce em direção à linha de base das janelas como acontece no Commander.
Na traseira, lanternas são interligadas por uma barra preta, algo que não acontece no L. Fora isso, o desenho é praticamente idêntico. Na dianteira, o Grand Cherokee tem para-choque mais esportivo, com entrada de ar trapezoidal decorada por um friso cromado na base. Faróis tem formato semelhante ao do Compass.
Vai onde o Wrangler for
Caso opte pela versão off-road Trailhawk, disponível apenas para o Grand Cherokee curto, o SUV recebe alguns adereços estéticos e mecânicos. Os para-choques são diferentes, sendo o dianteiro dotado de uma entrada de ar retangular com ganchos nas laterais. Atrás há também ganchos e para-choque recuado.
A versão off-road ainda recebe suspensão a ar Quadra-Lift que consegue elevar a altura em relação ao solo em até 28,7 cm. Há também sistema de tração 4×4 Quadra-Drive II com transferência ativa de torque, diferencial com deslizamento limitado e barra estabilizadora dianteira que pode ser desconectada para melhorar a articulação da suspensão.
Além do Trailhawk, a Jeep oferecerá o novo Grand Cherokee nas versões Laredo, Altitude, Limited, Overland, Summit e Summit Reserve. Todos eles podem ser equipados com motor V6 3.6 Pentastar de 293 cv e 35,5 kgfm de torque ou V8 5.7 de 357 cv e 53,8 kgfm de torque.
A exceção das versões Laredo e Altitude, os demais conta com o híbrido 4xe 2.0 turbo com motor elétrico que entrega 375 cv e 65 kgfm de torque. A autonomia em modo 100% elétrico, segundo a Jeep, é de 40 km.
TV para as crianças
Por dentro o novo Grand Cherokee mostra o lado luxuoso da Jeep. Ele traz muito couro e até imitação de madeira em algumas versões. Na topo de linha Summit Reserve há até couro Palermo e sistema de som McIntosh com 19 alto-falantes. O painel de instrumentos é uma tela digital de 10,1 polegadas que faz par ao head-up display de 10 polegadas.
A central multimídia de 10,1 polegadas conta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de rotear internet 4G para todos os passageiros. Como opcional, o SUV traz uma segunda central multimídia de 10,25 polegadas para o passageiro. Quem senta atrás conta com Amazon Fire TV com assinatura de Prime Video nos primeiros meses.
>>Jeep Commander chamará Meridian fora do Brasil e será híbrido diesel
>>Compass caminha para ser o carro mais vendido do Brasil
>>Não, Jeep Renegade não perderá o motor diesel na linha 2023