Já faz um certo tempo que a Jeep revelou o inédito Avenger na Europa. Apelidado de mini Renegade, o SUV compacto é o novo modelo de entrada da marca americana e primeiro Jeep com plataforma de Peugeot e Citroën. Aliás, não é somente a base que vem dos francesas, mas também o motor e diversos elementos internos e até externos.
Com foco na Europa, o Jeep Avenger também será vendido em outros mercados. O Brasil tem certa chance de recebê-lo, especialmente porque a Fiat já começou a invadir o território da Jeep com seus SUVs, o que dá o aval para a americana fazer um rival do Pulse por aqui.
Sua produção em solo nacional dependerá única e exclusivamente de uma coisa: a plataforma STLA Small ser usada em outras fábricas além de Rezende. Recentemente o Auto+ apurou que a base do Citroën C3 (hoje chamada de CMP, mas que será rebatizada para STLA Small na Stellantis) será empregada no próximo Renegade.
Coração da França
Além disso, o SUV compacto será feito em Betim, não mais em Goiana. Com isso, já abriria um espaço para a chegada do Avenger, que é feito sob a mesma base. Ter essa plataforma de Peugeot e Citroën possibilitou ao novo modelo de entrada da Jeep ter acesso à motorização 100% elétrica.
Lá na Europa, ele incialmente será vendido somente com o mesmo motor do Peugeot e-208 GT. Trata-se de um conjunto elétrico de 156 cv e 26,5 kgfm de torque. Segundo a Jeep, são 400 km de autonomia com ciclo misto. Mas em modo Eco e na cidade, ele pode alcançar 550 km com uma carga completa. Ele pode carregar de 20% a 80% em apenas 24 minutos a 100 kW.
Contudo, para surpresa de muitos, a Jeep confirmou que o Avenger terá também motor a combustão na Europa. A princípio, os motores a gasolina seriam usados somente em outros mercados fora do Velho Continente. O SUV terá opção 1.2 PureTech três cilindros turbo usado em Peugeot 208, 2008 e no Citroën C3 europeu.
Caso ele seja vendido de fato no Brasil, o motor 1.2 da PSA será substituído pelo 1.0 T200 três cilindros turbo da Fiat. Hoje esse motor é usado somente em Pulse e Fastback, mas deve chegar em breve ao Peugeot 208 e tem chance até de aparecer no Citroën C3 em um futuro breve.
Sem 4×4
Ao contrário de todos os outros modelos da Jeep, incluindo Renegade e Compass, o Avenger não tem opção de tração 4×4. Essa é uma limitação da plataforma CMP / STLA Small, a qual não consegue enviar tração para a traseira. Contudo, a Jeep promete fazer algo a respeito. Pelo menos o modelo tem a maior altura do solo na categoria com 20 cm de vão livre e ângulos de entrada e saída de 20° e 32°.
O mini Renegade também conta com seletor de modo de condução com opções Normal, Eco e Sport, que já estão presentes nos modelos elétricos da PSA como Opel Corsa-e. Citroën ë-C4 e Peugeot e-208. Para o Jeep, porém, a exclusividade fica com os modos Neve, Lama e Areia, além de contar com assistente de descida.
Um pouco também de 500
Se o exterior já havia sido mostrado, revelando a aparência de mini Renegade com toques de Compass e retrovisor de 208. O interior ainda era mistério. É interessante ver como a Jeep conseguiu deixar o carro com a sua cara, mas ainda que haja muita influência dos Peugeot, mas também até do Fiat 500. Exemplo disso é no painel na cor da carroceria e nos botões do câmbio.
Há uma segunda fileira de botões no painel para controle do ar-condicionado e elementos da central multimídia. Por sorte, a Jeep não fez o que a Peugeot faz, que é obrigatoriamente conjugar o ar-condicionado com a central. Apesar disso, os comandos feitos nos botões são vistos em ação na tela central.
Volante é novo, com miolo igual ao do Wrangler, mas botões diferentes dos habituais. A central multimídia é a mesma do novo Citroën C3, enquanto o painel de instrumentos digital vem do Corsa. Destaque para o porta-objetos no console central com parte dobrável como uma capa de iPad.
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