A Jaguar revelou o novo E-Pace anunciado no mês passado, irmão menor do F-Pace. O SUV compacto da marca britânica vem para acirrar a concorrência com modelos como Audi Q3, BMW X1, Volvo XC60, Lexus NX e até um meio-irmão do mesmo grupo, o Range Rover Evoque.
Como mostrado no teaser divulgado antes pela Jaguar, o visual do E-Pace bebe na fonte do esportivo F-Type, trazendo grade dianteira ampla, faróis semelhantes aos do esportivo e lanternas horizontais afiladas. Mas o destaque mesmo fica por conta do perfil, que traz teto com caimento acentuado em direção à traseira — dando ao E-Pace uma aparência de cupê “anabolizado”. A carroceria tem peças como capô, teto e tampa do porta-malas em alumínio.
O novo E-Pace terá versões com motores da família Ingenium, com opções 2.0 turbodiesel de 150 cv, 180 cv e a versão topo com 240 cv e 51 kgfm de torque. Estão disponíveis também o propulsor 2.0 turbo a gasolina de 250 cv e 300 cv. O câmbio pode ser automático de nove marchas ou manual de seis velocidades.
Ele é baseado numa plataforma de tração dianteira, embora disponha de tração integral, dependendo da versão. O inédito sistema Active Driveline varia a força entre o eixo dianteiro e traseiro de acordo com a situação, podendo até enviar toda força para as rodas traseiras para dar uma dinâmica de esportivo para o E-Pace.
Na lista de equipamentos do SUV compacto de luxo estão painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, sistema head-up display com projeção a laser, assistente de estacionamento e central multimídia com tela de 10 polegadas com sistema InControl — para comandos de áudio, navegador GPS e aplicativos. O motorista pode consultar pelo smartphone a autonomia, ligar o motor e ajustar o ar-condicionado. Há ainda a chave Active Key — uma pulseira à prova d’água que permite que o veículo seja trancado com a chave dentro. A pulseira pode abrir e fechar o veículo, além de dar a partida no motor.
No pacote de segurança, o E-Pace traz câmera estéreo para frenagem autônoma de emergência, assistente para manter o carro na faixa de rolamento, detector de pedestres, e leitor de placas de trânsito. Há um novo sistema de detecção de trânsito lento adiante — que se antecipa e avisa o motorista em situações de curva e baixa visibilidade.
Sua apresentação em Londres (Inglaterra) foi pra lá de especial: o SUV bateu recorde ao completar a mais extensa espiral já realizada por um veículo de produção. O autor da façanha foi o dublê Terry Grant, que dirigiu o E-Pace e o levou para um salto de 15 metros. Veja no vídeo acima.
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