Ainda que o Jaguar F-Type 75 tenha sido criado como edição de despedida do modelo britânico – e também como marco do fim dos esportivos a combustão da marca – a JLR resolveu que não era hora do adeus. Prova disso, criou mais uma série limitada do modelo para homenagear seu fim de vida. Por enquanto não há informações se virá ao Brasil.
Batizado de F-Type ZP, o modelo final terá 150 exemplares feitos globalmente apenas, sendo mais restrito ainda que o modelo 75 que teve só 12 unidades vendidas no Brasil. Na nova variante, haverá apenas o motor 5.0 Supercharged V8 de 575 cv e 71,4 kgfm de torque. A transmissão é sempre automática de 8 marchas.
Por conta do uso do motor V8, é pouquíssimo provável que o ZP chegue ao Brasil. Visto que as leis de emissões de poluentes no nosso mercado permitem apenas que o F-Type 2.0 turbo seja comercializado em nosso país. Por isso, ficamos sem o modelo que faz de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e só para de acelerar aos 300 km/h.
Preto com branco
Visualmente, a verdadeira edição de despedida do Jaguar F-Type recebe carroceria nas cores Azul Oulton com interior Vermelho Mars e preto ou carroceria Branco Crystal com interior Azul Navy com preto. Independentemente da cor externa, o modelo traz uma bola em Branco Porcelana nas portas imitando carros de corrida.
Além disso, tanto o cupê, quanto o conversível, trazem elementos pretos por toda carroceria, como logotipos, teto, entradas de ar e retrovisores. Por dentro do F-Type ZP, há plaquinha “One of 150”, ressaltando ser uma edição especial, mas sem especificar qual número é aquela unidade.
Acha que com essa edição especial, o Jaguar F-Type vai se despedir com honra? Ou o 75 é mais legal? Conte nos comentários.
>>Jaguar F-Type 75 é um doloroso adeus a um legado | Avaliação
>>Jaguar lança E-Pace 2024 com motor de supercarro no Brasil