![JAC E-JS1 zero estrelas [Latin NCAP] JAC E-JS1 zero estrelas [Latin NCAP]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/12/MD4822JEJ1_oncrash_Cam8_edited-990x556.jpg)
Depois das notas positivas de alguns modelos nacionais nos últimos testes do Latin NCAP, a última rodada entregou uma amarga surpresa. O JAC E-JS1 tirou zero estrelas, marcando o primeiro (e péssimo) resultado de um carro elétrico no teste de impacto do órgão. Vale ressaltar que o teste exigiu alguns pontos a mais por ele ser elétrico.
Entre as exigências do Latin NCAP para obtenção de notas mais altas estão o bom isolamento das baterias para evitar incêndio após a colisão, bem como a facilidade no acesso de um cabo ou botão de corte de energia. No caso do JAC E-JS1, o Latin NCAP detectou que o carro não cortou o fornecimento de energia após o impacto.
O pequeno elétrico chinês também teve sua nota sacrificada por conta do notável desgaste dos pneus, os quais, segundo o órgão, não parecem ter sido pensados para um carro elétrico de peso bem maior que seu equivalente a combustão. O Latin NCAP chegou a interromper os testes do controle de tração e estabilidade por conta do desgaste do pneu.
![JAC E-JS1 [Latin NCAP]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/12/OD4222JEJ1_oncrash_Cam2_edited-750x450.jpg)
Mas e o impacto?
Além dos defeitos anteriormente citados, outro elemento que levou o JAC E-JS1 a tirar zero estrelas no Latin NCAP tem relação direta com a proteção para passageiros. Dos 16 pontos possíveis para o impacto frontal de motorista e passageiro, o JAC zerou devido à proteção pobre para peito e pés do motorista.
As pernas do motorista e do passageiro ficaram entre fraco e marginal em proteção, enquanto somente o passageiro recebeu nota boa para proteção de cabeça, enquanto o motorista ficou com adequada apenas. Impacto traseiro de pescoço foi outro teste que o JAC zerou, enquanto na barra lateral foram 4,52 pontos de 8 possíveis, com proteção boa para cabeça.
Por fim, a proteção para pedestres também foi considerada ruim no JAC E-JS1. Dos 24 pontos para impacto de cabeça, ele registrou somente 3, enquanto para a perna a pontuação foi máxima, marcando um contraste forte.
>>Moskvich ressurge na Rússia produzindo carros da JAC