Com Escape, Bronco Sport e Territory, a Ford agora adiciona um quatro SUV médio ao seu portfólio global: o inédito Equator Sport. Baseado no SUV chinês Equator, o novo modelo tem visual parrudo e pode substituir o Territory, visto que eles têm tamanho parecido e o novo modelo é um Ford genuíno.
Na fita métrica, o Ford Equator Sport tem 4,63 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,70 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Comparando ao Territory, ele é 5 cm mais longo, tem mesma largura, tem 3 cm a mais na altura e entre-eixos 1 cm mais longo. Já contra o Equator padrão, o Sport é 27 cm mais curto, 5 cm mais baixo e tem entre-eixos 14 cm menor.
Visualmente ele se alinha bastante ao Evos, que substituiu o Fusion na China. A dianteira do Equator Sport traz finos faróis de LED na parte superior, os quais são ligados à grade frontal por um friso cromado. A grade é mais reta e forte que a do Equator de sete lugares. Já a segunda metade dos faróis não tem um nicho dedicado como no modelo maior.
Linha dos vidros tem um cromado na parte superior que ajuda o teto a ter possibilidade de pintura em duas cores. Já a traseira apresenta lanternas finas com três fileiras luminosas inspiradas no Mustang. O para-choque tem visual esportivo com duas grandes saídas falsas de ar. O nome Equator fica ao centro e Sport logo abaixo.
Mais potente que o Territory
Imagens do interior não foram reveladas ainda, mas o modelo deve seguir o layout de duas telas do Equator padrão. O motor é um 1.5 quatro cilindros turbo de 170 cv produzido pela própria Ford. São 20 cv a mais que o 1.5 turbo do Territory que é feito pela Mitsubishi.
Ainda sem especificar preço, fica a dúvida de como a Ford o posicionará no portfólio de SUVs na China. A chance de que ele substitua o Territory é grande, visto que o modelo vendido no Brasil compartilha todo projeto e várias peças com um modelo chinês. Já o Equator Sport é um Ford genuíno. Se vem ao Brasil ou não, já é uma questão complicada.
>>Ford pode ressuscitar picape Courier para brigar com Fiat Strada
>>Territory SEL: SUV é reflexo do futuro da Ford? | Avaliação
>>Bronco Sport é o melhor Ford que você pode comprar hoje | Avaliação