![CAOA Chery Tiggo 3X [Auto+ / João Brigato] CAOA Chery Tiggo 3X [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/05/CAOA-Chery-Tiggo-3X-2_edited-990x556.jpg)
A CAOA assumiu as operações da Chery no Brasil no momento certo. Os produtos da marca chinesa haviam passado por um salto de qualidade evidente e o grupo brasileiro soube bem explorar isso. Contudo, havia ainda um carro dessa antiga fase: o Tiggo 2. Só que agora ele passou por outra evolução e até trocou de nome para CAOA Chery Tiggo 3X.
Tudo bem que você deve pensar que eu estou exagerando e que o Tiggo 3X é só um Tiggo 2 requentado. E que eu caí no discurso da CAOA Chery. Mas não e posso provar. Eles são muito parecidos de fato visualmente, como detalhado na nota de lançamento do modelo. Contudo, na hora de dirigir a realidade é completamente diferente.
2 + 1.0 = 3X
Debaixo do capô do CAOA Chery Tiggo 3X está um motor novinho em folha. Trata-se do 1.0 três cilindros turbo flex de 102 cv e 17,1 kgfm de torque. Ok…os números podem não chamar tanta atenção em um mundo de modelos 1.0 turbo lá na casa dos 120 cv. Mas o Tiggo 3X só perde em torque, na categoria, para os VW Nivus e T-Cross.
O seu antecessor usa motor 1.5 quatro cilindros aspirado flex com 115 cv e 14,9 kgfm de torque. Contudo, ele usa transmissão automática de apenas quatro marchas. Um sistema arcaico que rouba bastante o fôlego do modelo – problema não enfrentado pelo Tiggo 3X.
O câmbio garante que o motor trabalhe em faixas de melhor aproveitamento do torque, que chega em giro baixo. As marchas são simuladas somente quando o motorista coloca em modo manual. Mas ainda há os modos Eco e Sport (irônico, não? Pois lembra do aposentado rival da Ford) para condução mais econômica ou com um toquezinho de pimenta – bem leve, diga-se de passagem.
![CAOA Chery Tiggo 3X [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/05/CAOA-Chery-Tiggo-3X-14_edited-750x450.jpg)
Mais um passo
Um dos maiores destaques do Tiggo 3X está em seu isolamento. Ele garante silêncio a bordo além do esperado para um SUV de entrada como ele. Há pouco barulho de rodagem e bons materiais foram usados para manter o silêncio na cabine garantido. O motor invade com seu ruído somente em regimes bem altos, mas ainda assim, é contido.
A suspensão é macia, de maneira a lembrar os carros coreanos. Isso faz com que o Tiggo 3X lide bem com as imperfeições do asfalto, mas role demais nas curvas mais fortes. Os pneus Michelin parecem aguentar mais curva do que a carroceria do SUV compacto é capaz de lidar.
Melhora aparente
Outra questão a ser pontuada no CAOA Chery Tiggo 3X é seu acabamento. Ele é nitidamente melhor que o do Tiggo 2. Há muito plástico duro, mas de qualidade, sendo superior a outros rivais nacionais. Os encaixes são bem feitos e há um contrastante interessante de materiais. A Chery não economizou nesse quesito.
Para impressionar, ele ganhou painel de instrumentos parcialmente digital na versão topo de linha Pro. Ele tem qualidade apenas ok, poucos recursos e leitura difícil de algumas letras pequenas. Além disso, o medidor de temperatura e o marcador de combustível em duas bolinhas prata nos cantos parece não casar com o restante do conjunto.
A central multimídia tem tela grande, mas de definição apenas satisfatória. Traz Android Auto e Apple CarPlay de série, além de mostrar os ajustes do ar-condicionado como redundância. Contudo, cada vez que você mexe no sistema de ventilação, o menu do ar fica na tela e não sai automaticamente. Sendo necessário voltar manualmente ao espelhamento.
Veredicto
Por R$ 105.990, o CAOA Chery Tiggo 3X se posiciona na porta de entrada dos SUVs compactos. Ele tem boa lista de itens de série e acabamento acima da média da categoria. Além disso, tem tamanho contido, apesar do porta-malas grande de 420 litros. E ainda terá de enfrentar o preconceito por ser de marca chinesa e ter números de potência abaixo da categoria.
>>Do Celer ao Tiggo 3X: como a Chery transformou um hatch em dois SUVs
>>Tiggo 8 PHEV faz 74 km/l e pode ser primeiro híbrido da CAOA Chery
>>AOA Chery Arrizo 6 vende mais que Chevrolet Cruze em abril