Enquanto a Volkswagen tem o Polo como único compacto para o mundo todo, a Hyundai prefere usar da estratégia “dividir para conquistar”. Prova disso é que ela conta com Verna/Accent, i20 e HB20 como seus representantes compactos pelo mundo todo. Agora, o Verna ganhou uma nova geração e que deve fortemente influenciar o próximo HB20.
Seguindo a nova linguagem visual da Hyundai vista na segunda geração do Kona (não o que virá ao Brasil) e no Elantra reestilizado, o Verna ficou ousado. A dianteira traz luzes diurnas de LED conectadas por uma barra luminosa, levando o logotipo da Hyundai para o capô. A grade frontal tem elementos em 3D e é ligada aos faróis principais, também de LED.
Na lateral, o Verna traz linhas fortes e bem marcadas, em especial na parte traseira, onde as chapas parecem dobradas e formam vincos profundos. No vidro traseiro há um friso cromado que simula uma entrada de ar. Assim como a versão sedã do HB20, o Verna tem vidro traseiro tão inclinado quanto a tampa do porta-malas, dando um ar de cupê.
A traseira também tem um quê de HB20 com as lanternas conectadas que exibem uma extensão em direção ao para-choque. Contudo, ao contrário do hatch brasileiro, a seta não fica no para-choque, nem na lanterna como no HB20S. No Verna, a Hyundai gritou três ranhuras abaixo da lanterna, onde ficam as luzes de ré e seta.
Coisas de HB20
A cabine é moderna, com painel de instrumentos idêntico ao “digital” do HB20 topo de linha e do Elantra de entrada. Ele fica conectado à central multimídia de 10,25 polegadas bem ao estilo Mercedes-Benz. Volante é inédito na Hyundai e traz apenas dois aros. Outro elemento inédito é a iluminação ambiente com 64 cores: alto não presente na categoria de entrada.
Ao contrário do HB20, o Hyundai Verna tem teto solar como opcional, assim como aquecimento dos bancos e piloto automático adaptativo e farol alto automático. Contudo, os dois compactos compartilham itens de tecnologia como frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa e alerta de ponto cego.
Mais potente que o Virtus
Lá na Índia, país que receberá primeiro a nova geração do Verna, a Hyundai traz apenas duas opções de motor. A versão de entrada usa um 1.5 quatro cilindros aspirado de 115 cv e 14,7 kgfm de torque. Já a variante 1.5 turbo vai disputar com o Virtus 1.5 TSI indiano entregando 160 cv e 25,7 kgfm.
As duas versões do Verna usam transmissão manual de seis marchas, enquanto o câmbio automático varia de acordo com o motor. O modelo aspirado traz caixa CVT, enquanto o turbo vem com uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas. Bem que esse motor turbo poderia ser usado em um HB20 N no Brasil, já que o Verna não vem.
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