![Hyundai Santa Fe [divulgação] Hyundai Santa Fe [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/05/hyundai_santa_fe_calligraphy_28_edited-990x556.jpg)
Pioneiro na atual linguagem de design da Hyundai, o Santa Fe não durará muito tempo como está. Polêmicas quanto ao visual e desempenho de vendas aquém do esperado farão com que a marca coreana acelere o processo de renovação do SUV médio.
Desde que foi lançado em 2000, o Santa Fe vendeu mais que seu primo Kia Sorento (lançado em 2002. Contudo, a quarta geração do SUV da Kia inverteu o jogo e superou o Hyundai. Foram 57.578 unidades do Santa Fe vendidas na Coreia em 2020 contra 76.883 do Sorento no mesmo período.
Ainda que o resultado de ambos seja bom, o Hyundai está em queda, enquanto o Kia cresce mês a mês. Por isso, segundo o The Korean Car Blog, a quinta geração do Santa Fe teve seu desenvolvimento adiantado em um ano.
Além disso, o Hyundai precisará crescer mais um pouco. A culpa é do Tucson, que ganhou versões esticadas para Estados Unidos e China. A proximidade entre os SUVs fará com que o Santa Fe ganhe alguns centímetros e diminua a distância entre ele e o Palisade.
>>Hyundai Azera ganha edição Le Blanc para brigar com sedãs da Mercedes
>>Nova geração do Hyundai Creta estreia no Brasil no segundo semestre
>>Hyundai Creta: por que a Smart Plus é a melhor versão? | Avaliação