Uma das marcas que mais exploram o segmento de SUVs em todos os seus cantos é a Hyundai. Prova disso é que, abaixo do Creta e do Kona a marca sul-coreana já tem três SUVs e prepara o quarto modelo nesta categoria. Será que, com isso, finalmente teremos um substituto para o HB20X no Brasil?
Atualmente a gama de SUVs subcompactos da Hyundai é dividida entre três modelos que atuam em mercados diferentes. O menor de todos é o Casper com 3,59 m de comprimento e base compartilhada com o Kia Picanto. Ele é um SUV menor que o Renault Kwid e também o menor carro que a Hyundai vende no mundo.
O segundo é o Venue, o mais global de todos eles. É produzido na Coreia do Sul, Índia e em Taiwan, mas é vendido até nos EUA. Ele tem 4,04 m de comprimento, basicamente o mesmo porte do HB20. Inclusive ele usa a base K2, que é uma evolução da plataforma do HB20 feito no Brasil.
Por fim, a marca tem o Bayon para o mercado europeu. Com 4,18 m de comprimento ele basicamente é o Fiat Pulse ou o Volkswagen Nivus da Hyundai. Ele é um SUV derivado do i20 e que mantém diversos elementos compartilhados com o hatch. Pensado para a Europa, é o mais caro.
Indiano, mas poderia ser brasileiro
Só que essa família de SUVs subcompactos vai aumentar. Flagrado em testes na Coreia do Sul pelo canal Acgoon TV, o novo pequeno SUV não é o Casper, não é o Bayon e muito menos o Venue. O visual das portas deixa claro que é um modelo totalmente diferente, assim como o porte que fica em um meio termo entre o Venue e o Casper.
Por conta do volante do lado direito e algumas informações obtidas pelo canal, o SUV está em desenvolvimento para a Índia. Por lá, SUVs minúsculos têm feito sucesso, como o Renault Kiger derivado do Kwid ou o Tata Punch ou ainda o Suzuki S-Presso. Menor e focado em baixo custo, o novo SUV da Hyundai pode ter força na Índia, onde o HB20X nunca foi vendido.
Mas por que não também no Brasil? Desde que a Hyundai matou o HB20X, ela ficou sem um modelo aventureiro abaixo do Creta. Hoje a marca vende o velho Creta por R$ 114.890, enquanto o modelo novo parte de R$ 128.790. Um SUV menor e mais barato começando em R$ 100 mil poderia iniciar um novo movimento das marcas por aqui.
>>Novo Hyundai Kona ainda é esquisito, mas agora do lado positivo
>>Hyundai HB20S Platinum Plus vs. Honda City Touring | Comparativo