Janeiro ainda nem acabou, mas já tirou mais modelos de linha do que praticamente todo o ano de 2021. Agora, o Hyundai HB20X entra para a lista dos modelos que pegaram a fila do INSS. Surpreendentemente, o antigo Creta, vendido na versão Action, segue firme e forte.
Segundo a Hyundai, a maior demanda pelo HB20 normal e pelo sedã HB20S fez com que o aventureiro HB20X fosse descontinuado. Na última renovação da família, ele foi o único a manter motor 1.6 aspirado, enquanto os irmãos trocaram o propulsor antigo pelo 1.0 três cilindros turbo (antes presente somente nas versões mais caras e com câmbio automático).
A não inclusão do motor 1.0 turbo no HB20X já revelava um alerta amarelo para o aventureiro. Mas, como o 1.6 está atualizado para o Proconve L7, tanto que é mantido no antigo Creta Action ainda em linha, a Hyundai poderia manter o HB20X em linha sem problemas. Só que as vendas baixas não justificaram sua manutenção na gama.
Com a versão topo de linha do aventureiro sendo negociada a R$ 97.590, a proximidade de preço com o Creta Action (R$ 102.990), fazia com que muitos clientes migrassem para o velho SUV compacto. Porém, o que vai ser agora da linha de aventureiros da Hyundai no Brasil?
Hora do Venue?
Com o forte investimento das marcas no segmento de SUVs subcompactos, a Hyundai tem uma carta na mão que pode substituir o buraco deixado pelo HB20X e também enterrar de vez a velha geração do Creta: o SUV subcompacto Venue. Prestes a ser reestilizado lá fora, ele pode ser uma importante arma da marca sul-coreana para crescer mais.
Usando a base K2 da Hyundai e Kia, exatamente a mesma do novo Creta, o Hyundai Venue tem porte de Fiat Pulse e visual ousado para concorrer com o futuro Volkswagen Gol SUV. A fórmula é a mesma do Nissan Magnite, que será vendido no Brasil em breve: um SUV com 4 metros de comprimento, visual robusto e mecânica de hatch compacto.
O Venue poderia facilmente ser vendido no Brasil com motor 1.0 três cilindros turbo do HB20 e do Creta com opções manual e automática. Versões mais básicas o colocariam próximo ao preço do HB20 topo de linha, enquanto as mais caras chegariam na base do Creta.
Hoje, o novo Creta mais barato sai por R$ 115.690, enquanto o HB20 mais caro vai a R$ 103.990. Não seria difícil ver o Venue em uma faixa entre R$ 90 mil e R$ 120 mil. Justamente onde hoje está o Fiat Pulse. Vale lembrar que a vinda do SUV subcompacto ao Brasil é mera especulação.
>>Hyundai HB20X agrada bastante, mas não faz o menor sentido | Avaliação
>>Fiat Strada e Hyundai HB20 são carros mais vendidos do Brasil em 2021