Sem fazer muito alarde, o primeiro modelo elétrico da montadora sul-coreana no Brasil foi finalmente lançado. O Hyundai Kona está sendo ofertado pela CAOA em duas configurações, uma híbrida e outra totalmente elétrica.
A novidade em nosso mercado faz parte de alguns modelos anunciados pela CAOA Hyundai no início de março deste ano. Entretanto, é preciso lembrar que o Kona já ganhou uma nova geração no exterior há poucos meses, enquanto para o Brasil restou apenas o modelo antigo.
Hyundai Kona Hybrid
O inédito SUV híbrido já está à venda nas concessionárias do Grupo CAOA. Vale lembrar que a HMB (Hyundai Motor Brasil) opera somente com o HB20, HB20S e Creta. Enquanto isso a linha de importados fica a cargo do grupo que também controla a chinesa Chery e a japonesa Subaru.
O Kona Hybrid conta com um propulsor 1.6 à gasolina aspirado, que rende 105 cv e 15 kgfm. Aliado a ele há um motor elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm. Operando em conjunto eles entregam 141 cv e 27 kgfm. Empregando uma transmissão automatizada de dupla embreagem com 6 marchas, esse é exatamente o mesmo conjunto mecânico utilizado pelo primo Kia Niro Hybrid.
As dimensões do SUV não são muito grandes. Ele conta com 4,20 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,56 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Isso significa que ele tem um porte um pouco menor quando comparado com o Hyundai Creta, que é 10 cm mais longo e 7 cm mais alto.
Na lista de equipamentos o Hyundai Kona traz piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática, assistente de saída de faixa, head-up display, 6 airbags, faróis full LED, painel de instrumentos totalmente digital de 10,25”, teto-solar elétrico e central multimídia de também 10,25”.
Chamada apenas de 1.6 GDI Hybrid DCT, essa é a única versão disponível para o Kona híbrido no mercado brasileiro. O modelo já pode ser encontrado nas concessionárias do Grupo CAOA por R$ 209.990. Vale lembrar que a HMB que vende Creta e HB20 tem concessionárias separadas.
Hyundai Kona Electric
A configuração totalmente elétrica se diferencia primeiramente no visual, que deixa de trazer a grade frontal para ter um desenho limpo, somente com a entrada de carregamento. Infelizmente o modelo também não tem o teto-solar elétrico, item que está disponível na versão mais barata Hybrid.
A motorização 100% elétrica conta com 136 cv e 40,3 kgfm. São números que ficam de acordo com alguns concorrentes vendidos na mesma faixa de preço, a exemplo do Peugeot e-2008. A bateria não é muito grande, com somente 39,2 kWh, fornecendo uma autonomia de até 252 km segundo o Inmetro.
Também oferecido em versão única de acabamento e sem um nome específico, o Hyundai Kona elétrico tem preço tabelado em altos R$ 289.990. O elétrico da Peugeot, recentemente avaliado aqui no Auto+, é vendido por R$ 259.990. Já o BYD Yuan Plus, que tem conjunto mecânico mais eficiente (204 cv, 31,6 kgfm e 458 km de autonomia), custa R$ 269.990.
>> Novo (nem tanto) Hyundai Tucson chega ao Brasil por R$ 229.990
>> Hyundai Sotana 2024 perde traseira copiada do Honda Civic