Queridinho dos brasileiros, mas polêmico em sua segunda geração, o Hyundai HB20 2023 chega para virar o jogo para o modelo. Carro de passeio mais vendido do Brasil, ele quer agora o lugar da Fiat Strada e se tornar o carro mais vendido do Brasil. Para isso, corrigiu antigos defeitos e finalmente perdeu a cara de bagre. Conheça tudo sobre ele.
O que mudou?
Apesar da mudança profunda, o Hyundai HB20 2023 é uma grande reestilização, não uma nova geração. Os novos para-choque fizeram com que ele chegasse a 4,15 m de comprimento, mas toda estrutura é a mesma de antes. A dianteira perdeu a cara de HB20 e agora tem semelhanças com o i20.
Isso fica claro pelos faróis não serem mais espichados, mas sim unidades mais baixas e retangulares com elementos bem agressivos. Eles se conectam à grade frontal superior, que faz par com a entrada de ar inferior. As grades tem acabamento fosco no modelo aspirado e brilhante nos turbo.
Atrás, as lanternas com formato de logotipo da Nike mudaram para unidades conectadas que seguem a nova identidade visual da Hyundai no mundo. São mais modernas e dão uma forte distinção visual ao HB20 frente aos rivais.
Por dentro, o cafona acabamento marrom com azul foi substituído por preto combinando a prata. Painel de instrumentos passa a ser parcialmente digital nas versões mais caras, mas a Hyundai finalmente corrigiu o falso ar-condicionado digital por uma unidade com controle automático e de temperatura de verdade. Há ainda carregador de celular por indução.
Versões e itens de série
A gama HB20 2023 começa na versão Sense equipada com luzes diurnas halógenas, calotas de 14 polegadas calçadas em pneus 175/70 R14, retrovisores e maçanetas sem pintura, painel de instrumentos analógico com tela TFT de 3,5 polegadas, seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e ar-condicionado.
Traz ainda vidros elétricos dianteiros, direção com assistência elétrica, travas elétricas, piloto automático, limitador de velocidade, banco do motorista com regulagem de altura, entrada USB do tipo A na dianteira, rádio com MP3 e Bluetooth e alto falantes somente na dianteira.
Subindo para a versão Comfort, o HB20 2023 ganha calotas de 15 polegadas calçadas em pneus 185/60 R15, retrovisores e maçanetas com pintura na cor da carroceria, acabamento preto nas colunas, alarme, vidros elétricos dianteiros com função um toque, chave canivete, retrovisores elétricos, quatro alto-falantes, entrada USB tipo C na dianteira e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
No Hyundai HB20 Limited 2023, o hatch compacto agrega rodas rodas de liga-leve diamantadas de 15 polegadas do antigo modelo com pneus 185/60 R15, maçanetas internas cromadas, apoio de braço lateral de couro, freio de mão cromado, câmera de ré, vidros elétricos traseiros com função um toque, volante com ajuste de altura e profundidade, sensor de ré e farol com acendimento automático.
No HB20 Platinum, o hatch compacto ganha faróis de neblina com projetor, lanternas traseiras em LED, rodas de liga-leve diamantadas de 16 polegadas calçadas em pneus 195/55 R16, maçanetas cromadas, painel de instrumentos digital Supervision Cluster com tela de 4,2 polegadas, volante revestido em couro, apoio de braço central, alerta de presença no banco traseiro, chave presencial, partida remota e retrovisores com rebatimento elétrico.
Por fim, o HB20 2023 topo de linha é o Platinum Plus que traz a mais faróis com projetores e LED diurno, bancos revestidos em couro e tecido, alerta de ponto cego, assistente de manutenção em faixa, centralização de faixa, frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, alerta de saída segura, detector de fadiga e alerta de tráfego cruzado.
A versão topo de linha ainda traz monitoramento de pressão dos pneus, luz no porta-luvas, porta-malas e para sol, banco traseiro bipartido e start-stop.
Motores
Recentemente atualizado por conta do Proconve L7, o conjunto mecânico do Hyundai HB20 2023 não mudou em relação ao modelo antigo. Segue sendo equipado somente com motor 1.0 três cilindros, mas em opção aspirada e turbo.
As versões Sense, Comfort e Limited são equipadas com a versão aspirada do 1.0 três cilindros. Nesse caso, são 80 cv e 10,2 kgfm de torque quando abastecido com etanol ou 75 cv e 9,4 kgfm no uso de gasolina. A transmissão é manual de cinco marchas.
Para as versões Comfort, Platinum e Platinum Plus, o Hyundai HB20 traz motor 1.0 T-GDi turbo com 120 cv e 17,5 kgfm independentemente do combustível usado. A versão Comfort pode ser manual de seis marchas ou automática com o mesmo número de marchas. Já as variantes Platinum são sempre automáticas, mas a Plus tem sistema start-stop.
Cores
O Hyundai HB20 será vendido no Brasil em seis cores. As sólidas são Preto Ebony e Branco Atlas. Já as metálicas são Prata Sand, Prata Brisk e Cinza SIlk. Por fim, a Azul Sapphire é a única opção perolizada. Não há mais HB20 vermelho, como foi oferecido no lançamento da primeira e da segunda geração no Brasil.
Preços Hyundai HB20 2023
Sense – R$ 76.690
Comfort – R$ 79.990
Limited – R$ 85.490
Comfort T-GDi MT – R$ 93.790
Comfort T-GDi AT – R$ 99.390
Platinum T-GDi AT – R$ 105.390
Platinum Plus T-GDi AT – R$ 114.390
>>Os outros HB20 da Hyundai espalhados pelo mundo
>>Hyundai Creta da Kia, o Seltos, já está em 2024 com novo visual
>>Hyundai mata o Veloster e versão americana do HB20S