No passado o Hyundai Elantra fez um relativo sucesso no mercado brasileiro, embora não tenha superado seus principais rivais. Porém, em seus últimos anos tinha vendas pífias, que o fizeram sair de linha há mais de três anos. Apesar disso, o modelo ganhou uma nova geração no exterior, que por sinal seria muito bem-vinda por aqui. Sua reestilização acaba de ser apresentada para a versão esportiva N, essa que o brasileiro também gostaria de ter.
Lançado por aqui em 2011, o Elantra tinha seu público antigamente. Porém, com a nova geração que chegou em outubro de 2016, o sedã médio viu suas vendas despencarem fortemente. Ficando esquecido no mercado, a CAOA Hyundai deixou de ofertá-lo em janeiro de 2020, após um ano inteiro (2019) com acumulado de somente 82 emplacamentos.
Reestilização do Elantra N
A atualização visual do novo Hyundai Elantra foi apresentada no final de fevereiro. Contudo, a versão verdadeiramente esportiva do sedã foi revelada somente agora. Em comparação com a configuração convencional do modelo, ela traz um visual bem mais harmônico, trocando a boca que lembra um bagre.
O para-choque dianteiro é nitidamente muito mais agressivo, com linhas e vincos mais fortes. Assim como na versão comum, a grade também é dividida em dois andares, mas conta com acabamentos diferentes. Na parte de baixo há uma saia pintada em vermelho que contorna toda a carroceria do carro.
Por conta da forma pontuda do porta-malas, a traseira é ainda mais agressiva. As lanternas em LED são interligadas e trazem a assinatura característica da montadora de origem sul-coreana. O para-choque, porém, adota linhas mais horizontais e relativamente sóbrias, com destaque para as duas grandes saídas de escapamento.
Como as imagens são iniciais, o interior ainda não foi relevado. Todavia, ele não deve ser tão diferente do Elantra 2024 convencional. Provavelmente o modelo trará modificações no volante, nos bancos e costuras (em vermelho) e outros acabamentos do tipo, mas sem mudar o padrão de design.
Verdadeiro esportivo
Infelizmente temos aqui no Brasil somente a versão N Line na gama Hyundai. Apesar de também trazer a letra N, ela conta com modificações esportivas apenas no design, sem nenhuma alteração mecânica. Em nosso mercado, por exemplo, ela é oferecida para o Creta.
Já o novo Hyundai Elantra é um N real (sem o Line), exatamente do jeito que gostaríamos de ter aqui no Brasil. Contudo, se nem a nova geração do sedã médio veio para cá, quem dirá uma configuração voltada para a esportividade.
Mas convenhamos que o Elantra seria um forte concorrente para o Volkswagen Jetta GLI, que também é um sedã médio com proposta esportiva, mas não tem concorrentes diretos no mercado automotivo daqui.
Ainda não sabemos se a montadora de origem sul-coreana realizou alguma alteração no conjunto mecânico. Contudo, atualmente o modelo é vendido com o propulsor 2.0 turbo à gasolina. Ele rende até 280 cv e 40 kgfm. A transmissão pode ser manual de 6 marchas ou automatizada de dupla embreagem com 8 velocidades.
>> Hyundai substitui ix35 por SUV com nome vindo do Rei Leão
>> Marca de luxo da Hyundai diz que desistir de sedãs é erro
>> Novo Hyundai Azera 2024 esbanja luxo e tem tecnologia de BMW