Lançado em janeiro de 2017, o Hyundai Creta chegou em meio ao fogo cruzado do Jeep Renegade, Honda HR-V e Nissan Kicks. Feito sobre a base do sedã Elantra, inicialmente tinha motores 1.6 e 2.0, ambos aspirados, que asseguravam uma condução condizente à proposta, além de oferecer bom espaço traseiro, graças aos 2,59 m de entre-eixos.
Embora a segunda geração, lançada em 2021, não tenha agradado a todos pelo design controverso, foi nela que ocorreu a introdução do motor tricilíndrico 1.0 turboflex (120 cv e 17,5 kgfm), além do propulsor 2.0 Smartstream aspirado, de 167 cv e 20,5 kgfm.
Agora, para se manter vivo, o SUV da Hyundai recebeu uma reformulação completa, do visual ao pacote tecnológico, evoluindo onde era necessário. O objetivo é repetir o desempenho do ano passado, quando conquistou a primeira posição geral de vendas no varejo, incluindo todas as categorias.
Onde o Hyundai Creta Mudou
A mudança do Hyundai Creta (nome inspirado na ilha de Creta, na Grécia) começa na nova estética, que adota linhas menos polêmicas em comparação ao modelo anterior e segue a nova linguagem visual da marca, já vista no Ioniq 5 e no Palisade, cujo preço inicial do utilitário esportivo é de R$ 449.990.
A nova grade do radiador em Black Piano e a introdução do novo logotipo do fabricante sul-coreano mudaram a cara do SUV. Uma faixa de LED percorre toda a porção dianteira, e as luzes de direção são sequenciais. Os para-choques frontal e traseiro foram completamente redesenhados, e os vincos da carroceria oferecem um jogo de luz e sombra mais destacado em relação ao antecessor.
Essa abordagem horizontalizada da dianteira foi repetida na traseira, que apresenta um visual melhor resolvido. O design é de carro-conceito, complementado por novas rodas de 16, 17 ou 18 polegadas. As setas das lanternas também são sequenciais, enquanto a luz de marcha à ré foi reposicionada para a parte inferior do para-choque traseiro, semelhante ao que foi feito no HB20 hatch.
Com dimensões de 4,33 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de altura (incluindo as barras longitudinais de teto) e 2,61 m de entre-eixos, o novo Hyundai Creta oferece uma boa habitabilidade para até cinco ocupantes.
Para comparar, o Jeep Renegade mede 4,26 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos. O porta-malas, fator decisivo para muitos compradores de SUVs, tem capacidade volumétrica de 422 litros, superando o do Jeep Renegade (385 litros) e ficando dez litros abaixo do Nissan Kicks (432 litros).
Interior reformulado
Ao abrir a porta, a cabine do novo Hyundai Creta apresenta um salto em qualidade construtiva. A habitabilidade traz os comandos localizados à mão e uma coluna de direção regulável em altura/profundidade, além de bons materiais e uma boa área envidraçada cooperando na visibilidade à frente e à traseira.
Os bancos são confortáveis e, nas configurações Platinum (R$ 172.690), N Line (R$ 182.090) e Ultimate (R$ 187.890), o do motorista é ventilado. O quadro de instrumentos, totalmente digital de 10,25 polegadas, está integrado ao multimídia, também de 10,25 polegadas, conferindo um ar de sofisticação à cabine.
Os materiais sensíveis ao toque e as opções de cores internas variam entre preto, preto e marrom, e cinza claro com cinza escuro, além de um interior totalmente escurecido com costuras vermelhas na opção N Line (R$ 182.090). Já quem viaja atrás encontram bom espaço para as pernas/joelhos, graças ao entre-eixos de 2,61 m e ainda saídas de ar dedicadas.
Ao Volante do novo Hyundai Creta
O Hyundai Creta sempre se destacou pela dirigibilidade e pelo comportamento dinâmico, características mantidas no ano-modelo 2025 durante algumas voltas no Circuito Panamericano, no interior de São Paulo.
Sob o capô, a principal evolução é a adoção do novo motor de quatro cilindros 1.6 turbinado em trabalho conjunto ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas. Uma união que entrega 193 cv e 20 kgfm, consumindo apenas gasolina.
Logo nos primeiros metros, já é possível sentir a animação desse novo conjunto mecânico, que responde rapidamente ao menor toque no pedal do acelerador. É um SUV que demonstra agilidade desde os baixos giros, favorecido pela caixa de dupla embreagem. A troca de marchas é rápida, tanto nas subidas quanto nas reduções, mantendo a rotação constante durante as mudanças.
Com uma potência superior ao Jeep Renegade (185 cv com etanol), o novo Hyundai Creta apresenta uma relação peso-potência de 7,02 kg/cv. De acordo com os números fornecidos pelo fabricante, o 0 a 100 km/h ocorre em 7,8 segundos, com velocidade máxima de 210 km/h.
O SUV da Hyundai também está disponível com o motor tricilíndrico 1.0, que entrega 120 cv e 17,5 kgfm (etanol/gasolina), enquanto o motor 1.6 naturalmente aspirado e o 2.0 foram retirados de linha.
O acerto dinâmico do Creta permite que entre nas curvas com mínima rolagem de carroceria. As suspensões adotam uma arquitetura McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, com uma frente que aponta facilmente. O contato com o solo é assegurado pelas rodas de 18 polegadas, equipadas com pneus de medidas 215/55 na versão Ultimate.
Mesmo em rotações acima de 4.500 rpm, o bom isolamento acústico mantém a cabine livre do ruído do motor. O Creta oferece três modos de condução: Eco, Normal e Sport, que alteram diversos parâmetros do SUV, como as respostas do conjunto motor/transmissão e da direção. Eles são escolhidos pelo seletor giratório próximo a alavanca seletora de marchas.
No modo Eco, as reações são mais comedidas e focadas na maciez e eficiência. De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Hyundai Creta crava médias de consumo de 11,9 km/l (cidade) e 13,5 km/l (estrada), bebendo só gasolina.
No modo Normal, é possível sentir uma mudança na rigidez do volante, enquanto no modo Sport, o SUV responde rapidamente, com o câmbio operando de maneira ágil. O volante fica mais firme, mas sem se tornar desconfortável.
Em situações de frenagem forte, o Hyundai Creta não apresenta tendência de mergulhar ou oscilar a traseira. Essa característica, junto com a calibração da suspensão, mantém o SUV colado ao chão, mesmo em situações de emergência. Os discos de freio são ventilados na frente e sólidos atrás, bem calibrados para a proposta.
Caso ocorra algum imprevisto, o Creta conta com um pacote completo de assistentes, incluindo câmera para monitoramento de ponto cego, frenagem autônoma que mitiga o risco de colisões frontais com pedestres, veículos e ciclistas, além dos assistentes de permanência e centralização em faixa e detector de fadiga.
A lista ainda inclui farol alto adaptativo, assistente de tráfego cruzado traseiro, controlador de velocidade adaptativo, freio de estacionamento eletrônico e sensores de estacionamento frontais e traseiros.
Veredicto
Desde seu lançamento em 2017, o Hyundai Creta se destacou pelo tamanho da cabine associado à dirigibilidade. Agora, ele renova suas características para continuar entre os SUVs compactos preferidos dos consumidores brasileiros.
Com um visual mais dinâmico e menos polêmico, o Hyundai Creta pode continuar a incomodar os rivais. Ao que tudo indica, ele continuará vendendo bem e se mantendo entre os SUVs compactos mais vendidos do nosso mercado por um bom tempo. Os preços do novo Hyundai Creta vão de R$ 141.890 a R$ 187.890.
O que você achou do novo Hyundai Creta? Você o considera mais bonito em comparação ao modelo anterior? Deixe a sua opinião nos comentários!