Vendido na Índia como Alcazar e no México como Creta Grand, o Hyundai Creta de sete lugares tem uma importante novidade debaixo do capô. Aumentando a gama de opções de motorização para três opções, o novo motor 1.5 quatro cilindros turbo estreia por lá oferecendo números de performance interessantes. Mas será que vem ao Brasil?
Até o momento, o Hyundai Alcazar era vendido na Índia com duas opções de motor. As versões de entrada usam o mesmo 2.0 quatro cilindros aspirado do Creta brasileiro. No caso, entregando 159 cv e 19,5 kgfm de torque. Um pouco menos do que no Brasil, onde esse motor gera 166 cv e 20,5 kgfm.
Outra opção é o 1.5 CRDi quatro cilindros turbo diesel de 115 cv e 25,5 kgfm de torque. Nesse caso, o Hyundai Alcazar / Creta 7 lugares briga diretamente com o Jeep Commander, que lá na Índia é vendido com o nome de Meridian e só com motor diesel. Em ambos os motores, a transmissão é sempre de seis marchas, podendo ser automática ou manual.
Creta N?
A novidade agora é o motor 1.5 GDi quatro cilindros turbo a gasolina. Ele chega com 160 cv e 25,8 kgfm de torque. Ou seja, a opção mais potente e com mais torque do Creta 7 lugares. Segundo a Hyundai Índia, a versão turbo do SUV faz 18 km/l com transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Já o manual de seis marchas entrega 17,5 km/l.
Ou seja, essa versão é a mais potente e mais econômica da gama – superando, até mesmo, os números de consumo do Creta 7 lugares diesel. Na Índia, a versão turbo começará a ser vendida em breve e ainda não tem preço oficial anunciado. Outra novidade é que toda a linha de SUVs da Hyundai Índia (Venue, Creta e Alcazar) agora tem 6 airbags de série.
Creta 7 lugares no Brasil?
Para o Brasil, há um desejo de mercado para que o Creta 7 lugares seja oferecido localmente. Afinal, somente o Mercedes-Benz GLB (e seu irmão elétrico EQB) representa o segmento de SUVs compactos de sete lugares. Contudo, trata-se de um modelo de luxo.
O Grand Creta aqui serviria para baixar o valor dos SUVs de 7 lugares, que hoje tem o Jeep Commander e o CAOA Chery Tiggo 8 como seus representantes mais baratos. Ambos, vale lembrar, são SUVs médios, ou seja, uma categoria acima do Creta 7 lugares e custam acima de R$ 200 mil.
>>Hyundai testa mini Creta: rival do Fiat Pulse ou novo HB20X?
>>Elantra 2023 fica menos ousado com reestilização
>>Novos BMW X5 e X6 mudam discretamente e ficam mais potentes