O mercado pede e as marcas atendem. Depois dos SUVs subcompactos, que pretendem incomodar os hatches compactos, agora a Hyundai inaugura o segmento de mini SUVs com porte de hatches subcompactos. Com o Hyundai Casper, a marca sul-coreana desce um degrau no segmento dos SUVs e pode arranjar briga com Renault Kwid e Fiat Mobi, caso venha ao Brasil.
Até o momento, o menor SUV da Hyundai no mundo era o Venue. O modelo foi desenvolvido para a Índia, por isso tem 4 metros de comprimento exatamente, mas é oferecido em outros países. Com a chegada do Casper, a marca vai para um porte abaixo do HB20.
Para se ter uma noção, o modelo usa plataforma K1 do Santro, um subcompacto que rivaliza com o Renault Kwid na Índia. Na fita métrica, o novo Hyundai Casper tem 3,59 m de comprimento, 1,59 m de largura e 1,57 m de altura. Comparando ao HB20 brasileiro, o Casper é 35 cm mais curto, 13 cm mais estreito e 6 cm mais alto.
Quadradinho
Se nas medidas o Hyundai Casper não vai parecer robusto, a Hyundai tentou dar a ele um estilo mais quadrado e parrudo. O capô é praticamente reto e a carroceria é dominada pelo formato caixote com linhas fortes e bem marcadas. Destaque para as caixas de roda com vincos salientes e destacados.
A dianteira segue a linha típica dos SUVs da Hyundai, ou seja, faróis divididos. A porção superior é ligada por uma faixa preta. Já a inferior com luzes circulares pode receber pintura preta com duas bolas a mais na parte central, ou cinza com trama interna mais trabalhada. O para-choque tem área em preto e um falso quebra-mato.
A lateral apresenta coluna A preta como no novo Creta, ao passo que a coluna central é na cor da carroceria, dividindo as janelas em duas áreas. Rack no teto, rodas grandes e para-lamas com plástico preto ajudam a dar o aspecto de SUV ao Hyundai Casper. Destaque ainda para as maçanetas traseiras camufladas como no Honda HR-V.
Atrás as lanternas se fundem ao vidro traseiro, criando um efeito de carro conceito. A parte plástica da dianteira com os faróis redondos e área cinza é repetida na traseira para as luzes de seta e ré. Não foram reveladas imagens internas ainda.
Compatível com o HB20
A Hyundai ainda não anunciou os motores do novo Casper para todos os mercados. Contudo, é esperado que o modelo use somente motor 1.0 três cilindros. Haverá opção aspirada de 76 cv e turbo de 100 cv. Ambos são os mesmos motores usados no Hyundai HB20 brasileiro, mas por aqui a potência é de 80 cv e 120 cv, respectivamente.
Como é padrão no mercado de entrada, haverá transmissão manual de cinco marchas para o Casper 1.0 aspirado e automática de seis marchas para o SUV turbo. É esperado o uso de transmissão automática de seis marchas, mas rumores apontam que o jurássico câmbio automático de quatro marchas do Kia Picanto pode ser usado no Casper.
>>Hyundai Creta 2022 vale à pena é com motor 1.0 turbo | Impressões
>>Novo Hyundai Creta: preços, versões e equipamentos em detalhes
>>Hyundai confirma construção de fábricas de motores em Piracicaba