Destaque

Honda voltará a apostar no hidrogênio com novo CR-V em 2024

Honda confirma que, depois do Clarity, a marca pretende voltar a tecnologia a células de hidrogênio com um novo modelo, desta vez, o CR-V

Honda [divulgação]
Honda [divulgação]

Desde a criação do Insight, que se tornou o primeiro carro puramente híbrido da Honda, em 1999, a japonesa vem apostando em novas tecnologias de propulsão. Em 2008, apresentou a primeira geração do Clarity, movido a células de hidrogênio. A primeira geração do sedã viveu entre 2008 a 2014 e a segunda geração foi vendida entre 2016 a 2021.

Com o fim de linha do seu único carro movido a células de hidrogênio, a Honda parece que não quer abandonar a tecnologia que, junto com a sua arquirrival Toyota, foram uma das pioneiras. Agora, a japonesa confirmou que vai apostar no CR-V Hydrogen, previsto para ser apresentado em meados de 2024. Além dos híbridos e elétricos, os carros a hidrogênio vão ampliar a frente de eletrificação da marca.

A aposta é que a japonesa possa diversificar sua eletrificação ao mesmo estilo que a Toyota também o faz. Enquanto sua rival possui o Mirai, a alternativa da Honda agora será usar um nome bem conhecido globalmente: o CR-V. O SUV com essa mecânica será produzido na unidade de Performance Manufacturing Center, em Ohio, Estados Unidos.

Honda CR-V [divulgação]
Honda CR-V [divulgação]
Prevendo ter suas vendas 100% de eletrificados até 2040, o carro movido a células de hidrogênio pode ser uma alternativa aos carros elétricos no futuro, mesmo que ainda tenham uma produção pequena e uma infraestrutura tão pequena quanto a produção. “Também iniciaremos a produção de baixo volume de veículos elétricos com célula de combustível para explorar ainda mais seu grande potencial como parte de um futuro de transporte sustentável”, disse Gary Robinson, vice-presidente de planejamento e estratégia de automóveis para Honda.

20 anos de história

Com 20 anos de tecnologia, a Honda teve um breve período com o FCX, um hatch compacto com motor a células de hidrogênio, vendido entre 2002 a 2006. Ele foi substituído pelo Clarity, que foi o principal carro com essa mecânica na marca. O retorno da marca para a opção de eletrificação vem depois de algumas montadoras demonstrarem interesse na tecnologia. A Toyota aparece bem consolidada, a Hyundai tem planos de expansão com o Nexo. Recentemente, a BMW parece estar em vias de iniciar a produção do iX5 Hydrogen.

Honda CR-V [divulgação]
Honda CR-V [divulgação]

>>Honda apresenta a 11º geração do Accord, que estreia nos EUA

>>Maior que CR-V? Honda revela quarta geração do Pilot nos EUA

>>Honda vai abandonar opção de câmbio manual no futuro