Lançado originalmente em 2001, o Pilot é um dos utilitários esportivos que a Honda vende principalmente só na América da Norte. Além dele, a marca tem a versão curta, batizada de Passport. Os dois são um dos poucos no mundo que não usam a nomenclatura R-V, tradicional nos SUVs da marca japonesa.
Em sua quarta geração, o Pilot se aproxima da identidade visual da Honda, com faróis mais horizontais e conectados a uma grade dianteira hexagonal. A grade ainda possui grelha em colmeia, com o logotipo da marca bem destacado ao centro. O para-choque ainda traz linhas simples, com uma entrada de ar inferior e um acabamento em L nas extremidades.
Nas laterais, se percebe que o Pilot é maior que o CR-V. Enquanto a nova geração do CR-V tem 4,69 m de comprimento, a Honda destaca que o Pilot tem 5,07 m. As rodas variam de 18 a 20 polegadas. De traseira, o Pilot tem lanternas que invadem a tampa do porta-malas e são conectadas por uma régua preta que traz o nome por extenso.
Basicamente, o SUV também tem linhas bem simples e com um estilo reforçado para ser parrudo. No interior, a Honda também reaproxima o Pilot dos seus primos R-V. Destaque fica para a central multimídia de 9 polegadas de tela flutuante e o quadro de instrumentos com tela digital de 10,2 polegadas. Maior diferencial em relação aos demais Hondas atuais, as saídas de ar-condicionado não ficam camufladas em uma faixa que corta o painel.
O porta-malas terá capacidade de ótimos 635 litros, podendo chegar a 3.219 litros com as duas fileiras de bancos rebatidos, lembrando que ele leva oito ocupantes. A Honda confirma que ele será vendido com motor 3.5 V6 a gasolina de 289 cv e 36,2 kgfm de torque, com câmbio automático de 10 marchas. Ele pode ser equipado com tração AWD como opcional.
De fazer inveja
O Pilot chega aos EUA nas versões Touring, Elite e TrailSport, essa última com estilo mais off-road. Entre os equipamentos, o SUV traz sistema de som Bose de 12 alto-falantes, oito airbags e o pacote Honda Sensing. Esse traz câmera dianteira de 120º que ajudam recursos como detector de ponto cego e reconhecem objetos. Há ainda controle de cruzeiro adaptativo e assistente de manutenção de faixa. Nos EUA, ele fica acima do CR-V. Teria espaço aqui? Provavelmente seria caro demais. Ah, e se gostou, pode tirar o cavalinho da chuva. Ele não vem.
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