Depois de passar por muitos problemas com os airbags da Takata, a Honda se vê no centro de um novo problema com este equipamento de segurança. O que acontece é que um sensor defeituoso pode ser acionado repentinamente e pode fazer com que o airbag dianteiro seja disparado em um momento que não é necessário e isso pode causar ferimentos graves nas pessoas.
Os modelos da marca japonesa e da sua divisão de luxo, a Acura são os afetados. Todos eles possuem o ano-modelo de 2020 até 2022 e vendidos nos Estados Unidos. O que aconteceu é que a montadora usa as placas de circuito impresso de uma determinada empresa. Só que, essa empresa enfrentou uma onda de problemas e não conseguiu produzir seu produto. Dessa forma, recorreu a outro fornecedor para fabricar o material de base para esta peça.
Todavia, essa peça não foi verificada de forma adequada e é aqui que mora o problema. A Honda afirma que é por causa dessa falta de atenção que as placas de circuito podem estar sujeitas a tensões, o que romperia o capacitor e causaria um curto-circuito interno. Após essa série de desgraças, o airbag seria acionado em uma hora imprópria e poderia causar danos nos passageiros dianteiros. Por sorte este não é um problema tão silencioso, já que os modelos da fabricante japonesa podem dar sinais de que algo está errado.
Nem o Civic Type-R escapou dessa
A luz de SRS pode se acender no painel de instrumentos ou então indicador do airbag do passageiro dianteiro pode ficar apagado quando deveria estar aceso. Até o momento, a montadora recebeu apenas reclamações acerca deste problema e não foi comunicada sobre nenhum acidente com feridos ou até mortos.
Ao todo, são 16 carros da Honda e da Acura envolvidos neste recall. Entre eles estão: Accord híbrido, Acura RDX, Civic, Civic Type-R, HR-V (equivalente ao ZR-V brasileiro), CR-V, Acura TLX, Odyssey, Passport, Pilot, Fit e mais modelos. Todos são fabricados entre 2020 e 2022 e seus donos norte-americanos serão contatados para a troca da peça a partir do dia 18 de março em uma concessionária autorizada.
Seu carro já foi chamado para um recall? Conte nos comentários
>>Flagra: Volkswagen Amarok 2024 é vista em testes no Brasil
>>Governo financiará carros híbridos da Volkswagen
>>Toyota imita VW e apresenta um sedã conversível