Não é de hoje que rumores sobre um Civic Cross circulam pela mídia. Mas esse mistério pode ter sido resolvido pela própria Honda com a nova geração do HR-V. Não, o Honda HR-V 2023, já flagrado e em testes no Brasil, não será derivado do Civic, mas existe um outro SUV com o mesmo nome que é e poderá ampliar os horizontes da marca.
Antes que tudo fique mais confuso, me permita explicar. O Honda HR-V que deixou de ser fabricado no Brasil na virada do ano era o modelo de segunda geração. Ele era vendido com visual idêntico em todos os países do mundo, mudando o nome para Vezel em alguns locais específicos.
A nova geração estreou no Japão e na Europa com motorização eletrificada e já foi flagrada no Brasil. Esse modelo usa a mesma plataforma da quarta geração do Fit e do recém introduzido novo Honda City e City Hatch. Ele é um pouco maior que o modelo anterior, mas bem mais sofisticado.
Tanto que rumores apontam para uma elevação de categoria por parte da Honda, deixando de fazer o HR-V brigar com Jeep Compass e VW T-Cross para arranjar briga com Jeep Compass e VW Taos, mas principalmente com o Corolla Cross. Contudo, existe outro HR-V. Nos EUA, a Honda prepara uma nova geração derivada do Civic.
Civic Cross?
Esse movimento se fez necessário porque por lá Fit, City e City Hatch não são produzidos. O antigo Fit sim, então fazia sentido compartilhar plataforma. Como o Civic assumiu o posto de carro de entrada da Honda EUA, era mais fácil desenvolver um SUV a partir da base do sedã médio para o mercado norte-americano.
Maior que o HR-V original, ele se transformou no tão falado Civic Cross. Detalhes serão revelados somente no dia 4 de março, quando o SUV for lançado. Mas, pela lógica, ele é maior que o HR-V europeu/japonês/brasileiro. Afinal, o nosso usa base de compacto (Fit, City e City Hatch) e o deles tem plataforma de carro médio (Civic).
A Honda viu isso como oportunidade e anunciou que venderá o novo SUV na Europa também. Ele preencherá a lacuna entre o HR-V e o CR-V, que tem diferença de porte considerável. Isso abre espaço para que o mesmo seja feito no Brasil para oferecer uma verdadeira concorrência ao Toyota Corolla Cross, o qual ele também vai enfrentar na Europa.
Nomes para o HR-V?
A única questão é que a Honda precisará mudar o nome do SUV para a Europa. Afinal, HR-V é o nome do SUV de entrada da marca. Outra novidade é que o HR-V (de fato) elétrico será vendido na Europa importado da China.
Será que a Honda repetirá a estratégia no Brasil com o HR-V original servindo de SUV de entrada comparto e o modelo americano como médio rival do Corolla Cross? E ainda: será que a versão elétrica será vendida por aqui?
>>Novo Honda Civic híbrido tem motor de Accord e pode chegar ao Brasil
>>Honda Civic gourmet: Acura Integra tem 200 cv e vai incomodar Audi A3
>>Honda City vende bem em fevereiro e começa a incomodar segmento