Destaque

Honda vai apresentar um Gurgel Itaipu moderno no Japão

A Honda vai mostrar diversos conceitos no Japan Mobility Show, incluindo um mini-carro que lembra o elétrico brasileiro

Chevrolet Equinox EV [divulgação]
Chevrolet Equinox EV [divulgação]

A Honda revelou alguns de seus conceitos que serão apresentados durante o Japan Mobility Show, evento que foca em novas soluções para a mobilidade urbana. Por isso, a fabricante japonesa vai focar em veículos elétricos de todos os tipos, incluindo um esportivo e até uma scooter.

Entretanto, um deles chamou mais a atenção que o próprio carro esportivo. Isso porque o Honda CI-MEV, que é um carrinho pequeno e claramente urbano, parece bastante um Gurgel Itaipu moderno. A frente inclinada, a traseira bastante reta, os eixos nas extremidades do carro e o tamanho lembram bastante o projeto brasileiro.

Chamado oficialmente de Gurgel Itaipu E150, o carro foi apresentado durante o Salão do Automóvel de 1974, e prestava homenagem à usina hidrelétrica de Itaipu, que estava em construção na época. Ele foi o primeiro carro elétrico nacional e também da América Latina, mas Amaral Gurgel estava muito à frente do seu tempo.

Gurgel Itaipu [reprodução]
Gurgel Itaipu [reprodução]

Se hoje o carro elétrico é altamente aceito, nos anos 1970 isso era praticamente impensável. Mesmo assim, o Itaipu E150 tinha algumas soluções interessantes. Seu motor produzia apenas 4 cv, e as baterias eram de chumbo-ácido. O carrinho pesava apenas 460 kg, mas 320 kg eram apenas das baterias.

Ele era capaz de alcançar até 60 km/h, com autonomia de apenas 50 km. Apesar de ser inovador, o projeto do Itaipu não foi adiante, e somente 27 unidades foram feitas, fazendo o carro ser extremamente raro. Nos anos 1980, a Gurgel ainda desenvolveu o furgão elétrico Itaipu E400, com autonomia de 80 km e que fez parte da frota de algumas companhias de telefonia.

Gurgel Itaipu [reprodução]
Gurgel Itaipu [reprodução]

Infelizmente, a Gurgel faliu nos anos 1990, encerrando o sonho do Brasil de ter sua própria marca nacional de carros, além de jogar fora o projeto dos carros elétricos. Uma pena, pois com a tecnologia atual e a eletrificação dos veículos, certamente haveria um grande mercado para a empresa.

Gurgel Itaipu E400 [reprodução]
Gurgel Itaipu E400 [reprodução]

Conceitos da Honda

De volta aos conceitos da Honda, não dá para saber se os japoneses se inspiraram no veículo brasileiro ou se é uma mera coincidência. O fato é que a montadora promete ter uma ampla linha elétrica nos próximos anos, atendendo a diversas áreas do mercado.

Além do CI-MEV, que será um microcarro elétrico, no estilo do Citroën Ami/Fiat Topolino, mas com tecnologia autônoma, haverá diversos outros veículos. Não está certo se o esportivo elétrico será mostrado, já que a Honda antecipou apenas um esboço do carro. Porém, ele lembra bastante o NSX atual, e pode ser uma aposta para o futuro.

Possível esportivo elétrico da Honda [divulgação]
Possível esportivo elétrico da Honda [divulgação]

O Sustaina-C lembra uma versão modificada do Honda e, e utiliza uma carroceria feita com material reciclado. A pequena scooter elétrica Mobile Power Pack também utiliza este material, parecendo ser ideal para pequenos deslocamentos. Já a SC e é uma scooter com design mais convencional, mas utiliza um motor elétrico com bateria intercambiável, que pode ser trocada como as pilhas que você utiliza no seu controle de Xbox.

A Honda ainda deve mostrar um veículo comercial e a maquete de um jatinho comercial pequeno, além de um robô e outras soluções para o carregamento das baterias dos veículos elétricos.

>> Honda lança scooter elétrica dobrável por menos de R$ 5 mil

>> Exclusivo: Fiat Mobi só terá mudanças na linha 2026

>> Toyota se prepara para lançar seu novo SUV compacto como elétrico