Destaque

Honda desiste de usar plataforma do City no sucessor do WR-V

Projeto previa mais dois SUVs na mesma plataforma do City além do HR-V, sendo um deles para suceder o WR-V

Honda Fit Crosstar concept [divulgação]
Honda Fit Crosstar concept [divulgação]

Os próximos anos serão extremamente movimentos para a Honda no segmento de SUVs. No Brasil teremos o lançamento da nova geração do HR-V ainda em 2022, enquanto o ano que vem marcará a estreia do ZR-V, antes apelidado de Civic Cross. Mas a Honda prepara mais dois SUVs para 2024, mas que aparentemente não estão mais no radar do Brasil.

Projeto 3US e Projeto 3RA compreenderiam dois SUVS compactos feitos na mesma base de City, City Hatch e HR-V (que também é usada pelo Fit lá fora). Os dois modelos estão sendo desenvolvidos pela Honda Índia com foco em mercados de baixo custo. Só que o projeto mudou para baixar ainda mais os custos e isso inviabilizou a vinda deles ao Brasil, adiantou a Autocar.

Base não brasileira

O que aconteceu foi que a Honda mudou a plataforma do City para a do Amaze. O modelo é um sedã subcompacto com apenas quatro metros de comprimento e que foi desenvolvido para a Índia. Isso reduzirá o custo local de produção, mas tornará o modelo com menos apelo global e reduzirá drasticamente suas chances de ser feito no Brasil.

Honda Amaze [divulgação]
Apenas para contextualização, hoje a Honda tem planejada a produção somente de modelos com a base do City aqui no Brasil. Por isso, sedã e hatch são feitos em Itirapina junto do SUV compacto HR-V. Civic e ZR-V usam outra base, por isso são importados. Isso não descarta, porém, uma versão global desse SUV novamente usando base do City.

O primeiro modelo será o sucessor do Honda WR-V, tanto que pode usar o mesmo nome. Ele terá somente 4 metros de comprimento mirando concorrer com Kia Sonet, Hyundai Venue e, caso fosse vendido no Brasil, Fiat Pulse e o futuro Volkswagen Gol SUV. Ele terá motores três cilindros 1.2 gasolina e 1.5 diesel.

Honda WR-V 2021 [divulgação]
Honda WR-V 2021 [divulgação]

HR-V barato

O segundo modelo será destinado somente ao mercado indiano. Trata-se do 3RA, ou Honda HR-V baixo custo. O modelo terá 4,3 m de comprimento, ou seja, 3 cm a menos que o HR-V global. Contudo, será mais barato de produzir e de vender. A ideia é bater de frente diretamente com o Hyundai Creta, que domina o segmento na Índia.

Tanto o HR-V de baixo custo, quanto o sucessor do WR-V, fugirão ao atual estilo da Honda. Os SUVs da marca apelam para esportividade e linha fluidas. A Honda indiana, porém, quer um design mais robusto e quadrado, como está na moda entre os SUVs. Resta saber se eles ganharão força global.

Honda HR-V e:HEV [divulgação]
Honda HR-V e:HEV [divulgação]

>>Exclusivo: este é o novo Volkswagen (246) Gol SUV 2023

>>Flagra: Honda HR-V 1.5 turbo 2023 sai de seu esconderijo para as ruas

>>Maioria dos novos donos da Ford Maverick antes tinha Chevrolet ou Toyota