No segmento de SUVs de luxo, o Volvo XC60 é um modelo que domina não somente no Brasil como em diversos países. E parece que a Honda buscou inspiração (até demais) no sueco para compor a nova geração do CR-V. Agora que não precisa mais ser o SUV do Civic, papel dado do ZR-V, o novo Honda CR-V ficou maior e mais sofisticado.
Registros de patentes feitos na China revelam o quanto o novo Honda CR-V mudou. O modelo agora tem 4,70 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,69 m de altura. Comparado à geração anterior que durou meses no Brasil após a reestilização, o novo modelo está 7 cm mais longo, 1 cm mais largo e 1 cm mais alto.
Esse alongamento serviu para que o Honda CR-V pudesse se transformar em um SUV de sete lugares. Como a função de SUV médio de cinco lugares agora é do ZR-V, o clássico CR-V pode subir de patamar, mas não de categoria. São 7 cm em desvantagem para o Jeep Commander e mesmo comprimento do CAOA Chery Tiggo 8: SUVs médios que estão no limite da categoria.
O registro de patentes também revelou que o entre-eixos do Honda CR-V 2023 cresceu 4 cm e que agora ele pesa 1.685 kg – engordando 56 kg. Ele será equipado com motor 1.5 quatro cilindros turbo de 190 cv, sendo o mesmo motor usado em Civic e ZR-V, mas com acerto diferente. O câmbio é automático do tipo CVT. Haverá versão 4×4 e 4×2.
Volvo e Honda
Durante todas as suas cinco gerações, o Honda CR-V teve lanternas instaladas na coluna traseira e isso segue no novo modelo. O problema é que a Honda resolveu fazer um estilo idêntico ao do Volvo XC60. O recorte das lanternas invadindo a tampa do porta-malas e criando um escudo entre o vidro e a região das placas não poderia ser mais igual.
Para não dizer que é um Honda XC60, a parte interna das lanternas do CR-V é diferente, com dois elementos em C na parte que vai na tampa do porta-malas, enquanto a luz de seta e ré fica no ressalto externo. Até mesmo o para-choque e saídas de escape duplas são muito parecidas com as do Volvo.
Já a dianteira mistura elementos do Civic com da picape Ridgeline. A grade frontal é retangular e forte, ganhando presença no estilo da dianteira. Ela se integra visualmente aos faróis por meio de um friso cromado, o qual corta ao meio o conjunto óptico. Já pronto para o mercado americano, ele traz refletores laranjas no para-lamas.
O lançamento do novo Honda CR-V deverá acontecer nos próximos meses na China e nos EUA. No Brasil, o modelo já foi confirmado para 2023 e será lançado com motorização híbrida e:HEV que estará no Civic e no ZR-V que também chegam no ano que vem.
>>Honda ZR-V: esse é o nome oficial do Civic Cross que virá ao Brasil
>>Honda revela data de lançamento do Civic Type-R que será vendido no Brasil
>>Honda City Hatch quer donos de Cruze Sport6 e Onix para si | Avaliação