Felizmente o Honda Civic Type R, versão esportiva na carroceria hatchback, já foi confirmado para chegar ao Brasil ainda em 2023. O modelo, que deverá rivalizar diretamente com o Toyota GR Corolla (também já confirmado para o nosso mercado), acaba de bater o recorde de tempo da sua geração anterior na pista de Nürburgring Nordschleife.
Recordista de novo
Cerca de 6 anos após o recorde da geração anterior na pista de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, o novo Honda Civic Type R acaba de novamente bater o recorde, porém com o mesmo tempo. O hatchback esportivo é o modelo mais rápido já testado nessa pista com tração dianteira.
Com a prova realizada em 7 minutos e 44,881 segundos, ele precisou do mesmo tempo necessário para a sua geração passada. Contudo, mesmo assim a Honda diz que o novo modelo é mais rápido, e ela tem razão, apesar de alguns detalhes.
Isso porque, antes de 2019, os tempos de volta eram medidos com o comprimento de 20,600 km, e não eram oficialmente certificados por Nordschleife. Contudo, a partir dessa data, passou a ser considerada uma volta completa na pista alemã, com extensão de 20,832 km.
Sendo assim, o novo Type R é um pouco mais rápido, já que apesar do mesmo tempo, percorreu uma distância ligeiramente maior. Vale lembrar que o modelo também bateu o recorde de tempo no circuito de Suzuka, no Japão. Isso aconteceu antes mesmo do lançamento da nova geração, ainda com o modelo camuflado.
Antes do Civic Type R, o recorde de Nürburgring pertencia ao Renault Mégane RS Trophy-R. Em 2019 o modelo da montadora francesa precisou de 7 minutos e 45,389 segundos, já sob as condições da pista mais longa.
Versão simplificada para o recorde
Porém, embora a Honda esteja omitindo essa informação em alguns comunicados, inclusive o brasileiro, a versão utilizada para quebrar o recorde de tempo na verdade é bem mais preparada que a convencional.
Chamada de Type R S e disponível para encomenda apenas nos mercados europeus, essa é uma configuração bem mais rara, embora ainda seja uma versão de produção. Ela conta com um grande alívio de peso, retirando itens como o ar-condicionado, divisória interna do porta-malas, sensores de estacionamento, função de aquecimento dos vidros, retrovisores elétricos e eletrocrômicos, e até o GPS da central multimídia.
Essas mudanças foram identificadas pelo site CarScoops. A Honda também utilizou pneus próprios para pistas, que não vêm de série na configuração de fábrica. De acordo com a marca, eles podem ser adquiridos como opcional nas concessionárias. Os pneus utilizados são os Michelin Pilot Sport Cup 2 Connect. Os originais são os Michelin Pilot Sport 4 S.
Honda Civic Type R no Brasil
O Type R traz sempre um motor 2.0 turbo. A diferença é que na Europa ele conta com uma potência de 330 cv, enquanto os outros mercados, como nos Estados Unidos, são apenas 319 cv. Provavelmente é essa configuração mais mansa que virá para o nosso país. A transmissão é sempre manual de 6 marchas, e a tração é dianteira.
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