Destaque

Honda Civic mais potente do mundo já está pronto para o lançamento

Nova geração do Honda Civic Type-R continuará a ser vendida somente na carroceria hatch e bem longe do Brasil

Honda Civic Type-R [divulgação]
Honda Civic Type-R [divulgação]

É inegável que o Honda Civic é um dos carros médios com maior potencial de esportividade. A marca japonesa sabe disso e vive explorando essa vertente apimentada dele. Tanto que revelou antecipadamente imagens camufladas da nova geração do Type-R, que promete ser o Civic mais potente da história.

Atualmente o Honda Civic Type-R conta com motor 2.0 quatro cilindros turbo de 310 cv e 40,8 kgfm de torque. Como toda nova geração de algum carro ganha alguns cavalinhos a mais, o novo esportivo japonês deve chegar aos 320 cv no mínimo. Para alegria dos puristas, ele continuará a ser atrelado a um câmbio manual de seis marchas.

A Honda fará importantes melhorias na suspensão e nos freios a fim de lidar com a força a mais e manter o Civic Type-R em trajetória. Ele quer continuar com o título de carro com tração dianteira mais rápido de Nürburgring. Isso enquanto a eletrificação não se tornar obrigatória e o Type-R virar um híbrido ou elétrico.

Mais rápido e mais careta

Baseado na nova (e careta) geração do Civic, o Type-R ficará menos exagerado nessa nova geração. O para-choque frontal terá entrada de ar generosa e grande, mas sem tantos apêndices aerodinâmicos e fendas como ele tem hoje.

Na lateral, novas rodas de liga-leve cinza acompanhadas de logotipo vermelho da Honda mantém a tradição. Ele recebe também saias laterais e para-lamas generosamente alargados para abrigar os pneus mais largos e rodas maiores.

Honda Civic Type-R [divulgação]
Honda Civic Type-R [divulgação]
Na traseira, o escapamento central triplo foi mantido, sendo o central mais grosso. Difusor de ar e para-choque com desenho mais esportivo marcam a retaguarda do novo Type-R. Já o marcante aerofólio, que era até exagerado no modelo anterior, ganha linhas mais sutis e simples na nova geração.

Nem é preciso dizer que as chances de o novo Honda Civic Type-R 2022 chegar ao Brasil são praticamente nulas. A marca japonesa pode nem mesmo vender a décima primeira geração do sedã médio por aqui, quanto menos trazer um hatch médio esportivo que custaria algo equivalente a um Mercedes-Benz.

>>Honda Integra 2022, o Civic requentado, é lançado na China

>>CAOA Chery Arrizo 6 PRO chega por R$ 134.990, veja equipamentos

>>CAOA Chery Arrizo 6 PRO vai satisfazer futuros órfãos? | Impressões